Muitos brasileiros sabem o que é chegar ao final do mês sem dinheiro na conta ou na carteira. Vale tudo nesse período: usar o cartão de crédito, pegar dinheiro emprestado, economizar nos meios de transporte, mudar a alimentação… Mas como lidar com a utilização dos recursos biológicos acima do que o planeta é capaz de renovar a cada ano? O Dia da Sobrecarga Global é uma data variável, criada pela Global Footprint Network para marcar o dia em que a Humanidade consome todos os recursos biológicos que a Terra consegue regenerar ao longo do ano. Em 2022, esse limite foi atingido em 28 de julho, quando ainda faltavam cinco meses para terminar o ano!
A conta é simples: Biocapacidade da Terra ÷ Pegada Ecológica da Humanidade x 365 = Dia da Sobrecarga da Terra Ou seja: o Dia da Sobrecarga da Terra é calculado dividindo a quantidade de recursos ecológicos que a Terra é capaz de gerar naquele ano pela demanda da Humanidade para o mesmo período, e multiplicando pelos 365 dias do ano. |
Desde 1971 – quando o Dia de Sobrecarga da Terra foi alcançado em 25 de dezembro –, o consumo mundial vem aumentando a cada ano. A exceção foi o primeiro ano da pandemia de Covid-19, que diminuiu o consumo de combustíveis fósseis, madeira, fibras, matérias-primas minerais e vegetais e o desperdício de alimentos, reduzindo, consequentemente, a pegada ecológica da humanidade. Em 2021, o número voltou ao índice de 2019, e, este ano, caiu mais um dia.
Isso quer dizer que nem tudo está perdido e que – se a Humanidade quiser – é possível reverter esse quadro. Claro que o potencial para um grande impacto depende muito mais de decisões e atitudes governamentais e de grandes empresas; entretanto, cada cidadão pode adotar um consumo mais consciente em casa, no trabalho e no seu entorno, comprando de produtores locais, privilegiando o uso de bicicleta e votando em representantes que tenham as mesmas preocupações. Afinal, os recursos biológicos do planeta são finitos e a população mundial não para de crescer: se hoje somos 8 bilhões de pessoas, em 2050, seremos 10 bilhões.
Seguem algumas atitudes que estão ao alcance de todos e podem empurrar o Dia da Sobrecarga mais pra frente:
- Evitar o desperdício de alimentos
- Diminuir o consumo de carne
- Priorizar as fontes de energia renováveis
- Economizar e reutilizar a água
- Destinar adequadamente os resíduos orgânicos e secos
Para saber mais, visite o site do Instituto Akatu, que acredita no poder transformador do consumidor.
0 comentários