Foi a partir de uma viagem pelo Líbano, Turquia e Jordânia, em 2019, que Jacqueline Farid teve a ideia para escrever “O árabe invisível”. O livro tem lançamento agendado para o dia 7/10, sexta-feira, na Janela Livraria, a partir das 19h.
O romance conta a história da jornada solitária de Soraia em busca de ancestralidade pelo Oriente Médio. E nesta viagem, sem saber, ela é acompanhada pelo avô Youssef, morto há décadas, que foi enviado pelo Outro Lado para salvá-la de um perigo que pode ser fatal. Youssef faz da missão a oportunidade para experimentar as vantagens de perambular, invisível, no país no qual nasceu e de onde emigrou como um dos muitos heróis anônimos da diáspora. O avô de Soraia vai se refastelar com os prazeres da mezze libanesa, enfrentar os arrependimentos que levou para a eternidade e, especialmente, reencontrar a sua terra natal, Bsharri.
Na cidade que abriga os Cedros de Deus no norte do Líbano, Youssef estabelece uma inusitada amizade com o célebre escritor e conterrâneo Khalil Gibran, também invisível agora. A aventura do avô e da neta se desloca por três países, onde vão se encantar com o Bósforo em Istambul, buscar um tesouro dourado em casas de pedra no Líbano e trilhar os caminhos dos nabateus em Petra. O desfecho que os espera é o inesperado.
Mas nem tudo é ficção. As locações foram todas experimentadas pela autora e descritas a partir da experiência de quem contempla pela primeira vez estradas, arquiteturas, cidades, culturas e paisagens.
Sobre a autora:
Jacqueline Farid é escritora e jornalista. Nasceu em Itabirito (MG) e há mais de 20 anos vive no Rio de Janeiro. É autora dos romances “No Reino das Girafas” (Jaguatirica, 2017) e “Prana” (Páginas, 2020).
O ÁRABE INVISÍVEL
Jacqueline Farid
Páginas Editora
210 páginas
Preço: R$49
Lançamento:
Dia 7 de outubro – sexta-feira – 19h
Janela Livraria: Rua Maria Angélica, 171 / Loja B – Jardim Botânico
Espero todos lá!