Ano novo, livro novo. Acaba de chegar às livrarias “As Margens e o Ditado”, da escritora italiana Elena Ferrante. A autora, uma das mais aclamadas da atualidade também marca presença no Netflix com o lançamento da série A vida mentirosa dos adultos, baseada em seu romance, homônimo, lançado em 2020.
Em “As Margens e o Ditado”, Ferrante fala sobre a própria trajetória como leitora e escritora, conta sobre seu processo criativo e relata sua admiração por escritoras mulheres. O livro reúne três palestras com referências à Virginia Woolf, Emily Dickinson e Gertrude Stein. A autora ainda revela os títulos que serviram de inspiração para suas protagonistas e quais as motivações de suas famosas personagens, Lenu e Lila, da série Uma Amiga Genial, deixando pistas do quanto as duas incorporam o próprio dilema da literatura para a autora.
No livro, Ferrante fala ainda sobre suas lutas e sua formação intelectual e revela sobre seu processo criativo, é a sua narrativa em primeira pessoa.
SOBRE A AUTORA:
Elena Ferrante é o pseudônimo de alguém cuja verdadeira identidade é desconhecida pelo público. Entre suas obras mais conhecidas estão “A Vida Mentirosa dos Adultos”, “A Filha Perdida” – que acabou virando filme e foi indicado ao Oscar -, além do infantil “Uma Noite na Praia” e da não-ficção “Frantumaglia”, todos publicados pela editora Intrínseca. Foi “Tetralogia Napolitana” que a consagrou como uma das mais importantes escritoras contemporâneas. Em 2021, ela recebeu o prêmio Belle van Zuylen do Festival Internacional de Literatura de Utrecht pelo conjunto de sua obra e o prêmio Sunday Times de Excelência Literária.
AS MARGENS E O DITADO, ELENA FERRANTE
EDITORA INTRÍNSECA
TRADUÇÃO: MARCELLO LINO
128 PÁGINAS
LIVRO IMPRESSO: R$ 39,90
E-BOOK: R$ 26,90
0 comentários