O programa Bairro Presente, uma iniciativa da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), chegou ao Humaitá e conta com uma base fixa, que funciona na Cobal. A cerimônia de abertura do espaço aconteceu dia 26/6 (segunda-feira), na própria Cobal e contou com a presença de moradores e autoridades, como Luiz Carlos Ferreira, presidente da Associação de Amigos e Moradores do Humaitá (AMAHU), Regina Chiaradia, presidente da Associação de Amigos e Moradores de Botafogo (AMAB) e Marcelo Maywald, superintende da Zona Sul do Governo do Estado. A Polícia Militar foi representada pelo Subsecretário Operacional da Secretaria de Estado, Coronel. Lobasso; o Comandante do 2° BPM, Ten. Cel. Ludogero e a Coordenadora de todas as unidades do Bairro Presente, Major Bianca Neves.
Luiz Carlos Ferreira, Presidente da AMAHU inaugura o espaço dentro da Cobal do Humaitá
Apesar de ter sido o último bairro a integrar o projeto, o Humaitá levou vantagem e ganhou uma estrutura maior na Cobal, que vai funcionar como base fixa. Ao todo, um efetivo de oito PMs vai circular pela região 24 horas por dia e o espaço ainda vai abrigar uma equipe de agentes do programa Patrulha Maria da Penha, para acolher as vítimas de violência contra mulher, que darão expediente na sala lilás de acolhimento.
A iniciativa tem como objetivo principal gerar uma aproximação da instituição com a comunidade local e criar uma rede de segurança colaborativa para prevenir delitos. Para a major Neves, a união entre moradores e policiais é essencial para o sucesso da iniciativa.
– A segurança é responsabilidade de todos, e, por isso, vamos realizar ações proativas, melhorando nosso canal de comunicação com a comunidade, – afirma.
0 comentários