A Pinakotheke, em Botafogo, recebe a exposição “Leonilson e a Geração 80”, que faz uma homenagem ao artista plástico Leonilson, um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira, falecido há três décadas. A mostra antecipa as comemorações dos dos 40 anos de “Como Vai Você, Geração 80?”, que aconteceu na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), em 1984. As visitações acontecem de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h, com entrada gratuita, até 23 de setembro.
O curador Max Perlingeiro selecionou 35 obras, das quais 16 são de Leonilson e outras 19 de artistas que participaram da exposição de 84, sendo que dois foram expostos na EAV, são eles “Sonho de Valsa” (1984), de Chico Cunha e “Metástase” (1981), de Jorge Guinle. Os outros selecionados foram Adir Sodré de Souza, Alex Vallauri (1949-1987), Beatriz Milhazes, Ciro Cozzolino, Daniel Senise, Fernando Barata, Gervane de Paula, Gonçalo Ivo, Hilton Berredo, Leda Catunda, Luiz Zerbini e Sérgio Romagnolo.
A arte de Leonilson é tida como um símbolo de resistência e juventude por muitos especialistas:
— Leonilson foi, e ainda é, a principal referência de uma geração que, saída dos anos de chumbo da ditadura, buscava recuperar a alegria, a coragem, e a ousadia de pintar o que se via, e o Brasil que se sonhava — destaca Marcus Lontra Costa, crítico e curador de arte.
LEONILSON E A GERAÇÃO 80
Pinakotheke Cultural Rio de Janeiro – Rua São Clemente, 300
De segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h
Até 23 de setembro
Entrada franca
0 comentários