A culinária italiana é responsável pela criação de diversas receitas que fazem sucesso em quase todo o mundo, principalmente quando o assunto é massa, como lasanha e espaguete à carbonara. Mas, há um outro prato que é o queridinho de muita gente: o risotto. Sua origem data do século XIV, na região da Lombardia, no norte da Itália, quando houve seu primeiro registro oficial, no livro “Trattato di cucina”, escrito pelo chef Giovanni Vialardi. No Brasil, já se tornou um clássico, tanto para quem gosta de se aventurar na cozinha, quanto em restaurantes. Não à toa, que o prato é o carro chefe do Nanquim, um dos mais tradicionais restaurantes do Jardim Botânico. E o mais pedido é o de funghi com azeite trufado é o campeão entre os frequentadores.
A equipe do JB em Folhas foi in loco conferir com Antonio Mourão esta receita tão disputada e adaptada para o dia a dia do buffet. O chef, que saiu do Ceará para trabalhar no Rio, onde se tornou ajudante de cozinha, deu sorte e começou na filial do restaurante no Flamengo, de onde não saiu mais e foi aprendendo e crescendo profissionalmente até assumir o posto que ocupa hoje. “O dom apareceu com a mão na massa”, brinca Antônio.
Antônio já deixa o arroz pré-cozido
O chef preparou na hora a receita, e revelou alguns truques. Tradicionalmente, a cremosidade do prato vem do amido dos próprios grãos, mas, por conta do estilo do estabelecimento, foi necessário adaptá-la um pouco. “Nós utilizamos arroz tradicional. Como é um buffet, a comida fica muito tempo em um local quente, e, nesse caso, o arroz arbóreo acaba cozinhando além do que deveria, se tornando muito grudento e duro, em vez de cremoso.”, revela.
De acordo com Jorge Dodsworth, um dos donos do Nanquim, é importante também ter atenção ao ponto do prato, para que dure mais tempo. “O segredo está em finalizar um pouco antes de dar o ponto, quando ainda está bem cremoso. Assim, o prato vai reduzindo gradativamente até ficar na consistência certo”, explica.
RISOTO DE FUNGHI NANQUIM (PORÇÃO PARA UMA PESSOA):
INGREDIENTES
20 gramas de funghi
250ml de creme de leite fresco
200ml de arroz branco pré-cozido
Queijo parmesão (a gosto)
Azeite trufado (a gosto)
MODO DE PREPARO
Cozinhar o creme de leite junto ao funghi. Depois, adicionar o arroz pré cozido e mexer até chegar na consistência desejada (aproximadamente três minutos). Para finalizar, queijo parmesão ralado e azeite trufado ainda na panela. Bom apetite!
Endereço: Rua Jardim Botânico, 644
Horário de funcionamento: diariamente, das 12h às 15h30
Delivery: (21) 3874-0015
WhatsApp – (21) 99860-7424
0 comentários