No showbiz, não há quem nunca tenha ouvido falar de Gilda Mattoso. A companheira de Vinícius de Moraes até sua morte (1980) é empresária, produtora e assessora de imprensa de inúmeros artistas. De tanto acompanhá-los em viagens e entrevistas, ela reuniu, em 2006, boas histórias no livro “Assessora de encrenca”. Agora a produtora retorna à escrita com “Diários da assessora de encrenca – Os bastidores das turnês com Gilberto Gil e outros artistas”, que acaba de ser lançado pela editora Minotauro/Almedina.
Desta vez, Gilda tem como fonte de inspiração os bastidores da turnê Nós A Gente, que reuniu Gil, sua família (incluindo netos!) e banda por 13 países e 17 cidades da Europa, em 2022. A viagem foi parte das comemorações dos 80 anos do artista. O livro conta também traz histórias colhidas nas turnês Dois Amigos, Um Século de Música – Caetano e Gil (Europa, 2015), Trinca de Ases – Gal Costa, Nando Reis e Gil (Europa, 2018) e OK OK OK – Gil (Europa, 2019).
No prefácio, a cantora Preta Gil ressalta a importância de “Gildinha”, como se refere à produtora na vida da família. “Nas nossas viagens de ônibus, ela embalava a road trip com histórias hilárias, e entretinha as crianças ensinando palavrões. Certamente é a não Gil mais Gil de todas. – afirma a cantora.
Os bastidores das viagens são contados em forma de diário, em primeira pessoa. Alguns textos foram escritos durante os longos trajetos de ônibus ou nos voos, entre uma escala e outra. Gilda fala dos hotéis onde se hospedou, dá suas impressões sobre as cidades visitadas e registra a alegria que os shows provocam nas plateias no exterior.
Não faltam ‘encrencas’ no livro, claro. Equipamento e malas extraviados, instalações ruins para os shows e situações não planejadas. Uma ‘encrenca’ que deu trabalho foi dar queixa na delegacia depois que Flora Gil teve sua bolsa Channel furtada em um restaurante de Paris. “Chamamos o gerente, que não fez nem cara de espanto e nos aconselhou a ir dar parte na delegacia (…). Lá fomos nós e, para nosso espanto, havia um bom número de pessoas, quase todas estrangeiras, prestando a mesma queixa. O policial me disse: ‘Madame, passam por dia entre 60 mil e 100 mil pessoas pela Champs Elysées e somos cem policiais aqui. A cidade está repleta também de ladrões que se aproveitam dos turistas incautos!’”.
Sobre a autora:
Gilda Mattoso é niteroiense, estudou Letras na UFF e especializou-se em línguas na Europa. Aclamada assessora de imprensa do showbiz, com mais de 40 anos de experiência, trabalhou na Europa com o produtor italiano Franco Fontana e assim iniciou sua aproximação com a nata da MPB. Atuou nas principais gravadoras e trabalhou com artistas como Maria Bethânia e Caetano Veloso. Atualmente, assessora Gilberto Gil, Cacá Diegues, Elba Ramalho entre outros, e dirige o Gabinete de Leitura Guilherme Araújo. Última companheira de Vinicius de Moraes, coleciona histórias divertidas envolvendo as personalidades com quem convive. Em 2006, escreveu e lançou o livro Assessora de Encrenca, com prefácio de Caetano Veloso e texto de Pedro Almodóvar.
Título: Diários da assessora de encrenca – Os bastidores das turnês com Gilberto Gil e outros artistas
Autora: Gilda Mattoso
Editora: Minotauro/ Almedina Brasil
Páginas: 90
Preço: R$ 49,00
Onde encontrar: Almedina
0 comentários