26 de setembro de 2024
RESPIRANDO ARTE PELA CIDADE E PELO BAIRRO 

A semana é de ArtRio agitou a cidade no final de semana, mas a arte continua espalhada pela cidade. Confira.

No Jardim Botânico, duas exposições se destacam. A mostra “Neotropical – fragmentos de memória por Oskar Metsavaht”, na OM.art, mergulha nas memórias do artista sobre Ipanema, utilizando fotografias, filmes e pinturas. Com foco no contraste entre a natureza e o urbano, a exposição é uma reflexão visual sobre a constante transformação do bairro carioca. A exposição estará aberta até 03/11.

Ainda no bairro, a Carpintaria apresenta “Paisagem selvagem”, individual da renomada artista Leda Catunda. Com uma abordagem híbrida de pintura e objeto, a exposição reúne referências da paisagem contemporânea, desafiando fronteiras entre o natural e o artificial. A mostra segue até 12/10.

A obra de Xico Chaves em exposição na Galeria Movimento

Na Gávea, a Galeria Movimento apresenta a exposição “Luz da Matéria” do renomado artista Xico Chaves. Natural de Tiros, MG e morador do Jardim Botânico e professor da Escola de Artes Visuais (EAV), Xico Chaves é conhecido por sua obra pictórica desenvolvida em séries temáticas e conceituais, utilizando minerais e pigmentos naturais coletados em expedições pelo Brasil. Com destaque para a série “Luzz” (1970) e a mais recente “Tramas XL” (2018), suas criações exploram os eixos da vida, arte e política. A exposição também inclui objetos poéticos e espaciais, reforçando sua reputação como um artista múltiplo e experimental no cenário das artes visuais contemporâneas.

Serviço

Galeria Movimento Rua dos Oitis, 15 – Gávea,

CarpintariaRua Jardim Botânico, 971 – Jardim Botânico

OM.artRua. Jardim Botânico, 997 – Jardim Botânico

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

EXPOSIÇÕES MOVIMENTAM A GÁVEA

EXPOSIÇÕES MOVIMENTAM A GÁVEA

Anita Schwartz Galeria de Arte abre exposição “Reverter”, de Afonso Tostes, enquanto, ao lado, a Danielian Galeria apresenta exposição “Visconti e Renoir: Impressionismo – 150 anos”