11 de setembro de 2025
EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA GÁVEA

Texto e fotos: Manoel Salles  

Em  um casarão da Rua Mary Pessoa 91, no alto da Gávea, a centenária Casa Santa Ignez recebe diariamente mais de 270 crianças das comunidades da Rocinha, Parque da Cidade e Vidigal. Sem fins lucrativos, a fundação e a creche são dirigidas por Christiane Barbosa, que conta com a colaboração das religiosas da Congregação Filhas de Sant’Anna na administração. A direção pedagógica cria os pequenos cidadãos com o princípio de cuidar de si e do próximo, e se orgulha principalmente de garantir a felicidade de suas crianças. A instituição carrega como máxima a frase do escritor Oscar Wilde que diz: “A melhor maneira de tornar as crianças boas é torná-las felizes”. 

A história da Instituição começa no ano de 1919, quando em meio a um surto de tuberculose a primeira-damaMary Sayão Pessoa, mulher do então presidente Epitácio Pessoa, tem a iniciativa de montar um lar para abrigar mulheres desamparadas e expostas à doença. E assim tem início as primeiras obras de caridade da Casa Santa Ignêz que desde então contava com a contribuição das Filhas de Sant’anna. Na época, o terreno era bem maior: começava onde  hoje é a Lagoa-Barra e só se encerrava atrás do Morro Dois Irmãos. Com o passar do tempo, o espaço foi ficando reduzido, por conta  das reformas urbanas e pela venda de alguns lotes para manter a instituição. 

A partir de 1985, a Casa Santa Ignez passou  a trabalhar com educação, por meio de sua creche, alcançando reconhecimento como  Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. A coordenadora, Agatha Gilard, conta que está em produção um livro com toda a história da Fundação, no qual ela reúne diversos registros desde as épocas de internato.

– Mary Pessoa amava esse lugar, viveu e morreu aqui dentro, estou fazendo esse livro para mostrar às crianças essa história tão bonita – explica Agatha.

Ao todo, o espaço conta com 10 turmas, que somam 220 alunos entre 2 e 6 anos de idade, que frequentam a creche de segunda a sexta das 8h às 16h30. Durante o horário escolar, as crianças participam de atividades complementares, como aulas de dança, música e pintura. A equipe pedagógica segue um plano de pré-alfabetização que visa ao maior preparo possível para a transição entre ensino infantil e fundamental, para que as crianças sejam selecionadas para boas escolas municipais e algumas até com bolsas de 100% no ensino privado.

 – Todas elas saem bem  preparadas. Ano passado mandamos 20 crianças para escolas públicas de bom nível e 15 para particulares com bolsas – destaca Christiane. 

O espaço funciona como creche, recebendo mais de 220 crianças 

O Instituto trabalha ainda com mais  quatro turmas de reforço do primeiro ao quinto ano, que contabilizam 50 alunos. Segundo Irmã Viviane, diretora pedagógica,  existe um projeto de, futuramente, implementar  um ensino fundamental na Fundação, transformando o espaço também em  escola, além da creche.

 A Casa Santa Ignez tem uma equipe de  60 funcionários, sem contar os que realizam trabalhos voluntários em parceria com a instituição. Entre eles estão psicólogos que fazem o acompanhamento das turmas, os profissionais de nutrição  responsáveis pela elaboração dos cardápios, além dos que realizam atividades como ballet, capoeira, judô, teatro ou meditação. É também por meio de parcerias que se organizam passeios e excursões com  as turmas da Fundação.

A Capela já serviu de cenário para várias novelas e filmes. (Foto: Divulgação)

O terreno conta com horta, parquinho e quadra , além de uma  charmosa capela onde são realizadas missas diárias e até gravações de novelas.  O espaço também é alugado para eventos beneficentes, que ajudam a arrecadar  fundos para a instituição. Christiane lamenta que as doações sejam cada vez menores, pois elas são fundamentais para  manter a fundação, mesmo assim, segue em frente com seu trabalho voluntário.

– O  brasileiro não tem a cultura de doação, é uma pena, pois é um trabalho necessário. Temos certeza  que o dinheiro é bem empregado, quando vemos as  crianças felizes brincando. Isso nos  dá uma alegria, o sentimento de que estamos fazendo a nossa parte. – conclui a diretora.

As doações para a Fundação Casa Santa Ignez podem ser feitas por PIX ou depósitos. 

Casa Santa Ignez 
Rua Mary Pessoa 91 
telefone 55 (21) 2274-2248
WhatsApp 55 (21) 99956-4340
E-mail: eventos@casasantaignez.org
Doações: PIX: 34.125.450/0001-22 (CNPJ)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados