Liz Tamane
Enquanto o café, símbolo da energia e da pressa do cotidiano brasileiro, costuma acelerar o início do dia, o chá ocupa um lugar oposto na tradição chinesa: o da pausa, da contemplação e do respeito ao tempo. É justamente a partir do diálogo entre essas duas plantas que a exposição “O Tempo das Plantas” convida o público a refletir sobre a relação entre natureza, memória e ritmo de vida. Em cartaz na Casa Pacheco Leão, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, até junho de 2027, a mostra transforma café e chá em ponto de partida para uma experiência sensorial e cultural. A entrada é gratuita.
Ao percorrer a exposição, o visitante é levado a desacelerar. Em vez de privilegiar o excesso de informações, a mostra aposta na contemplação. Obras de arte, documentos históricos, objetos científicos, ilustrações botânicas, instalações sensoriais e recursos audiovisuais revelam como essas duas plantas atravessaram continentes e influenciaram culturas, economias e modos de viver.
A narrativa acompanha a trajetória da Camellia sinensis, originária do sul da China, e do Coffea arabica, das terras altas da África, mostrando como ambas moldaram hábitos ao redor do mundo. O percurso também destaca o papel do Jardim Botânico do Rio de Janeiro na circulação de espécies e conhecimentos botânicos.

Experiência sensorial na exposição permite sentir diferentes aromas do chá de do café.
Um dos pontos altos da visita é a sala sensorial, onde o público pode identificar os aromas de diferentes grãos de café e das folhas da Camellia sinensis. A experiência aproxima o visitante das plantas por meio do olfato e reforça como elas carregam histórias, tradições e significados distintos em cada sociedade.
Com mais de 200 itens de instituições brasileiras e internacionais, a curadoria propõe reflexões sobre biodiversidade, agricultura, ciência, colonialismo e memória. A programação inclui ainda cerimônias do chá, visitas mediadas e atividades sensoriais.
Instalada na histórica Casa Pacheco Leão, residência do médico e botânico Antônio Pacheco Leão, restaurada e reaberta em 2024, a exposição “O Tempo das Plantas” convida o público a reaprender com as plantas que nem tudo precisa acontecer imediatamente.
SERVIÇO
O TEMPO DAS PLANTAS
Local: Casa Pacheco Leão – Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Período: até junho de 2027
Funcionamento: de quinta a terça, das 10h às 17h (fechada às quartas-feiras)
Entrada: gratuita
Classificação: livre




0 comentários