Muito usadas para embalar produtos alimentícios a fim de garantir a segurança e a qualidade nutricional dos mesmos sem necessidade de refrigeração, as caixas de longa vida ganham uma segunda chance com a reciclagem. As embalagens cartonadas começaram a ser utilizadas na comercialização de leite, e sua maior fabricante, a Tetra Pak, virou sinônimo do produto. Atualmente, é comum encontrar as caixinhas embalando creme de leite, sucos, água de coco, sopas, molho de tomate e outros produtos líquidos alimentares.
A composição dessas embalagens é, basicamente, 75% papel cartão, 20% de filmes de polietileno (resina termoplástica) e 5% de alumínio. A separação desses componentes implica em processo industrial. O material reaproveitado pode ser usado na fabricação de papel toalha, palmilhas para sapatos, caixa de ovos, produtos de papelaria, bancos, brinquedos, lixeiras, vasos de plantas e até bicicleta ecológica. Outra opção de reciclagem é a utilização do material com os componentes ainda unidos. As caixinhas, limpas e abertas, podem ser reutilizadas na confecção de máscaras e adereços de carnaval – no JB, foram muito usadas nas primeiras edições do Bloco da Pracinha – e mostraram-se ótimas para a fabricação de cobertores e colchões destinados à população em situação de rua.
O primeiro passo para essa engrenagem funcionar, entretanto, é a conscientização dos consumidores. É fundamental que cada um faça sua parte, abrindo e lavando as embalagens, e preocupando-se com seu descarte. Além da coleta seletiva oficial da Comlurb, há pontos de entrega voluntária das embalagens cartonadas e cooperativas que recebem e tratam diretamente as caixinhas. Confira os endereços mais próximos abaixo ou no site Rota de Reciclagem, também disponível como aplicativo para iPhone:
Ecoponto Humaitá
Rua Humaitá – Em frente ao Largo dos Leões
Segunda à sexta-feira, das 10h às 18h – Horário de almoço 13:00 às 14:00h
Sábado das 10h às 14h
Cooperativa Cooper Rocinha Recicla
Rua Bertha Lutz, 84 – Rocinha
Telefone:(21) 3323-5515
0 comentários