Houve um tempo, muito distante, em que o grande canal de divulgação da Música Brasileira era as trilhas sonoras de novelas. Um pouco desta história está no livro “Som Livre – uma biografia do ouvido brasileiro”, de Hugo Sukman, lançado recentemente pela Editora Globo.
O autor – jornalista, crítico de música e morador do Humaitá -, conta a história da Som Livre, gravadora 100% brasileira, fundada pelo produtor musical João Araújo em 1969. que fez parte da trajetória de alguns dos mais importantes artistas do país. Ao longo das suas 238 páginas, o livro destaca as trilhas sonoras das primeiras novelas que pararam o Brasil e a explosão da nova música sertaneja. Um pouco da história do país é contada através da música e das tramas da TV Globo.
Estão ali, o surgimento de Djavan, a consagração de Rita Lee, o encantamento provocado pela trilha do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o pop sofisticado de Guilherme Arantes e o rock libertário de Cazuza. E muitas histórias contadas por João Araújo e sua mulher, Lucinha Araújo e artistas consagrados. Como a vez em que Boni foi convidar Tom Jobim para gravar uma música para a série O Tempo e o Vento, e o maestro negociou que só faria a trilha inteira. Tom, aliás, fez grandes trabalhos para a Som Livre, com a trilha da série Anos Dourados. Hugo conta no livro que a emblemática canção homônima de Chico Buarque só ficou pronta quando a série já estava pronta.
A obra conta os bastidores por trás dos sucessos que embalaram gerações, incluindo trilhas sonoras de grandes novelas, festivais de música e canções de programas de TV. Além disso, aborda ainda temas marcantes da indústria musical, como a briga contra a pirataria, os embates com a censura e o estranhamento inicial com a tecnologia digital. Enfim, muitas histórias que merecem ser lidas com a trilha certa.
SOBRE O AUTOR
Jornalista, Hugo trabalhou em diversos veículos de mídia, como no Jornal do Brasil e O Globo, onde passou 10 anos, desde o início como repórter de cultura, até depois, quando se tornou crítico de cinema e de música popular. É curador do projeto do novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ).
SOM LIVRE – UMA BIOGRAFIA DO OUVIDO BRASILEIRO
HUGO SUKMAN
GLOBO LIVROS
238 PÁGINAS
PREÇO: EM TORNO DE R$52
0 comentários