“Transformar o mundo através do sorriso”. Este é o sonho que Fernando Luiz Silva, 55 anos, tem perseguido desde que se formou em Odontologia. Com 22 anos de profissão e especializado em ortodontia, com mestrado em reabilitação oral, ele se uniu ao irmão, o economista Eduardo Luiz Silva, para criar a Rizi Dental, uma clínica especializada, que vem apresentando, desde 2007, uma nova forma de cuidar da saúde bucal em pacientes do Rio de Janeiro. O nome lembra sorriso e foi pensado justamente para não fazer referência à dentista, palavra que muitos temem.
Quem passa pela clínica, quase na esquina da rua Lopes Quintas, fica curioso com aquele consultório ou loja. Mas um mundo de tecnologia voltada para a odontologia se abre ali. A começar pela consulta de R$350 que pode ser paga, por enquanto, com 4 kg de alimentos não perecíveis, que, aqui na região, serão doados para a Obra do Berço. “Isso é uma prática que trouxemos de fora. Nos Estados Unidos e Europa, é comum este tipo de operação que promove uma acessibilidade aos tratamentos. Também foi uma forma que encontramos de retornar o apoio que recebemos da sociedade em algum momento. Ninguém chega sozinho”, afirma Eduardo. O resultado deste trabalho social acumulou na unidade da Barra da Tijuca, em 18 meses, cerca de duas toneladas que foram doadas para o Colégio Marista São José, próximo à clínica.
A clínica surgiu em 2007, no condomínio Rio 2, na Barra da Tijuca, quando Eduardo aliou sua expertise como economista ao conhecimento médico do irmão Fernando, para criar um espaço com excelência na área odontológica, com bons profissionais se revezando no atendimento e mantendo o controle de qualidade. “Nós queremos ser o que a Rede D’or é na medicina e a nossa meta é ter, até 2026, 50 unidades pelo Brasil”, explica Eduardo que já conta com quatro unidades: Barra, Rio Sul, Largo do Machado e Jardim Botânico.
O conceito da Rizi está fundamentado em trabalhar três pontos, ou como os irmãos Silva gostam de chamar, três dores: ansiedade – que é o trauma causado pela ida ao dentista, a lembrança do barulho do motor -; o tratamento a longo prazo – que estende o desconforto de ter que ir ao dentista -; e, por último a despesa não planejada – que acontece quando o paciente vai fazer uma limpeza e descobre que vai ter que gastar mais por conta de um canal, por exemplo. E para cada problema foi criada uma solução. A primeira se resolveu com um ambiente mais humanizado e despojado, que não traga a lembrança dos tradicionais consultórios pequenos onde é possível ouvir, da recepção, o barulho do motor. O espaço ainda conta com uma cadeira massageadora, que possibilita ao paciente relaxar antes ou depois do atendimento. A tecnologia digital entrou em cena para reduzir o tempo de tratamento. Se antes uma coroa levava um mês para ficar pronta, na Rizi leva 24 horas, no máximo, até a instalação definitiva. E para a questão financeira, a clínica conta com diferentes formas de financiamento, com aprovação imediata e parcelamento em até 18 meses.
Na Rizi, a consulta não tem mistério. Ao fazer o agendamento – que pode ser via site, 0800 ou WhatsApp, o paciente recebe um link para fazer seu check-in pelo celular. Isso permite que todas as informações importantes fiquem na nuvem, o que facilita o atendimento em qualquer uma das clínicas, que não são franquias e sim de um único dono. Hoje, a rede conta com 25 dentistas, todos preparados para atender usando tecnologia de ponta. Sai o raio-X tradicional e entra o escaneamento de dentes, mais saudável e sustentável. “A radiografia tradicional leva chumbo e química e, ao longo do tempo, vai esmaecendo. Por isso substituímos pelo digital, que preserva o material por mais tempo e não impacta o meio ambiente. Antes, a gente precisava contratar uma empresa de lixo específico, só para retirar os resíduos, por conta do chumbo.”
Outro trabalho desenvolvido pela Rizi é o de inclusão, através do projeto Sorriso Negro. Os irmãos Silva observaram que eram poucos os negros dentistas e montaram um programa junto às universidades, convidando jovens estudantes para aprimorar suas técnicas. “Eu fui fazer um trabalho no Banco Mundial para empreendedores negros, que no Brasil tem sua maioria formada por negros. São profissionais autônomos, como o sapateiro, o mecânico e borracheiro, gente que não conseguiram se colocar formalmente no mercado e que trabalha sem funcionário. E de repente eu olhei para dentro da clínica e percebi que o meu irmão era o único profissional negro. Então fomos buscar outros dentistas negros, mas a dificuldade era tanta que resolvemos fazer contato com Universidades como UFRJ, UERJ e UFF para oferecer espaço para estudantes”, relata Eduardo. E assim surgiu o Sorriso Negro, um projeto de capacitação que convida acadêmicos negros para estagiarem na clínica durante seis meses, para que eles fiquem antenados com o estado da arte da odontologia e tenham oportunidade de trabalhar com equipamento de ponta.
A doutora Raphaelle Emanuelle Almeida Borges é cria do Sorriso Negro. Ela se formou em 2018 pela UFRJ, com especialização em endodontia – área da odontologia que trata de doenças e lesões que afetam a raiz dentária e hoje integra a equipe da Rizi no Jardim Botânico. “Eu fiquei encantada com o projeto e entrei em contato com eles. Foram mais de sete meses de treinamento e hoje estou na equipe há mais de um ano”, lembra Rafaelle que é responsável técnica e quem faz a primeira avaliação do paciente na clínica. Para ela, o trabalho abre oportunidade para ver um outro lado da odontologia. “É muito bom trabalhar em uma empresa que tem toda uma tecnologia envolvida na avaliação, onde a gente consegue realmente fazer um tratamento completo do paciente com qualidade”, define a dentista.
Um passo para o futuro é o que promove a Rizi Dental em termos de tratamento odontológico. E este passo começa com a tecnologia de ponta oferecida na consulta. As sete salas que integram cada clínica contam com equipamentos como scanners, raio X panorâmico, tomografia computadorizada, estúdio fotográfico profissional, equipamento para laserapia e outros. Cada unidade conta com um centro de imagens que permite fazer uma avaliação holística e abrangente dos pacientes, sem que eles tenham que buscar essas imagens em outro local. Isso agiliza a avaliação e o diagnóstico, permitindo apresentar logo um plano de ação, gerando rapidez na solução dos problemas. “Com a vida corrida, muitas vezes as pessoas acabam adiando o tratamento e um procedimento que poderia ser simples acaba se complicando e custando até mais”, sinaliza Fernando.
O primeiro passo ao entrar na Rizi Dental é um flash. Sim, a consulta começa por um estúdio fotográfico em que o paciente, ao chegar, faz fotos e radiografias digitais de toda a sua arcada dentária, de vários ângulos. “Todo esse registro fica arquivado em uma nuvem, que vai possibilitar, ao longo dos anos, montar a história da saúde bucal do paciente”, explica Eduardo que aproveita para esclarecer: “Aqui não é igual ao dentista tradicional, em que você vai resolver um problema pontual. Nós apresentamos um diagnóstico, de forma simples e coloquial de como está a sua saúde bucal e o que precisa ser feito a médio e longo prazo”.
Fernando completa: “O dente está associado a todo corpo humano, então um problema que esteja confinado ali pode ter relação com outros órgãos, através da corrente sanguínea. Esta consulta completa serve para mostrar a importância de criar um estado de consciência e preservação da saúde bucal ao paciente.”
Além de todas estas novidades, o Rizi conta também com o domínio da técnica do famoso Invisalign, alinhador dentário transparente, que substituiu os antigos aparelhos com fios e metal. Atualmente, a Rizi está entre as três clínicas do estado do Rio de Janeiro que receberam o selo Emerald, que representa o maior número de prescrições para Invisalign.
Cada unidade da Rizi Dental conta com sala de esterilização e radiologia para agilizar o tratamento.
– Eu costumo brincar que não se trata de mágica, mas sim de muita ciência. É a união da expertise da ortodontia com a tecnologia promovida pelos alinhadores e são várias unidades que são trocadas ao longo do tratamento. E quando acaba, é impossível não esconder a alegria com o resultado. Tanto do paciente quanto do dentista. – conclui Fernando.
Unidade do Jardim Botânico: Rua Jardim Botânico, 700 – loja B
Telefone: 0800 887 0449
Whatsapp: 21 98252-5024
Site: https://rizidental.com.br/
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