A peculiaridade da fauna e flora brasileira é motivo de deslumbre para estrangeiros e curiosidade para biólogos e cientistas há muito tempo. Prova disso são os estudos do cientista alemão Karl Friedrich Philipp von Martius, que, ao visitar o Brasil no século XIX, documentou não só os diversos tipos de plantas, mas o uso medicinal de cada uma em seu livro “Plantas usadas pelos brasileiros e suas substâncias medicinais”. Publicado originalmente em 1843 em latim, finalmente a obra vai ganhar uma edição em português no país. O lançamento acontece no dia 28/4, sexta-feira, às 15h30, no Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Com 244 páginas, o livro foi editado pela Fino Traço, em parceria com o Instituto Cayapiá, sediado em Tiradentes (MG), que tem como objetivo a defesa das plantas nativas usadas pelos brasileiros. A coordenação ficou a cargo de Maria da Graça Lins Brandão, da Faculdade de Farmácia da UFMG e coordenadora do Instituto, enquanto a tradução leva a assinatura de Antônio Martinez de Rezende, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Para Rafaela Campostrini Forzza – curadora do Herbário e responsável pelo texto da contracapa – o lançamento do livro está acontecendo no momento certo.
– Vivemos um momento muito crítico na botânica, com muitas espécies à beira da extinção, além da perda do conhecimento de povos originários e comunidades tradicionais. Por conta disso, precisamos nos reencontrar novamente com o mundo natural, respeitando e cuidando dos demais seres vivos que habitam este planeta conosco – afirmou.
Sobre Von Martius
Quem anda pelo bairro do Jardim Botânico, especialmente próximo ao Horto, conhece Von Martius, como a rua da TV Globo. Mas ele foi bem mais que isso. Karl F. P. von Martius foi um cientista alemão, nascido em 1794, que veio para o Brasil em 1817, integrando a comitiva da arquiduquesa austríaca, que veio para casar-se com D. Pedro I.
Acompanhado do cientista Johann Baptist von Spix (1781-1826), recebera da Academia de Ciências da Baviera a tarefa de pesquisar as províncias mais importantes do Brasil para formar coleções botânicas, zoológicas e mineralógicas. E assim ele viajou do Sudeste ao Nordeste do país para realizar estas pesquisas, que resultaram na obra “Flora Brasiliensis”, essencial para a pesquisa da fauna e da flora brasileira. Com mais de 40 volumes, ela pode ser consultada na Biblioteca Barbosa Rodrigues, dentro do JBRJ.
PLANTAS USADAS PELOS BRASILEIROS E SUAS SUBSTÂNCIAS MEDICINAIS
Karl Friedrich Philipp von Martius
Tradução: Antônio Martinez de Rezende
Editora: Fino Traço
244 páginas
R$ 53,35
Lançamento: 28/4 (sexta-feira) – 15h30
Local: JBRJ – Rua Jardim Botânico 1008 – Herbário
Entrada franca
Importantíssimo !