Um ano depois, está perto do fim as obras da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR). A instituição, que completou 70 anos em 2024, fez uma reforma estrutural, trocando encanamento, instalações elétricas e modernizando espaços, atualizando a infraestrutura sem ampliar a área construída. O momento marca um novo capítulo na missão da ABBR, com a abertura dos quartos para atendimentos em reabilitação. O centro é fruto de uma parceria entre o grupo de saúde Valsa e a ABBR, e conta com 80 leitos, mas apenas a metade já está funcionando normalmente.
Para alegria dos vizinhos, o problema do barulho foi resolvido (Fotos: Chris Martins)
Durante a obra, o barulho dos geradores da instituição incomodaram a vizinhança, mas isso é coisa do passado. A instituição investiu na proteção termoacústica, que reduz o ruído e controla a temperatura.
A instituição, que sempre investiu na excelência dos seus serviços, conta agora com ginásios de fisioterapia equipados com tecnologia de ponta, áreas de treino para atividades diárias e um núcleo especializado no tratamento de pacientes com autismo, em parceria com a Mediare.
“Hoje temos um centro de reabilitação que integra fisioterapia neurológica, motora, fonoaudiologia, suporte psicológico e terapia ocupacional, em um modelo que acompanha o paciente desde a internação até a reintegração à vida em sociedade”, explicou José Arthur Lemos de Assunção, novo presidente da instituição.
O espaço dentro da ABBR está dividido da seguinte forma: os atendimentos nos consultórios são realizados exclusivamente pela equipe do grupo Valsa Saúde, responsável também pelos convênios. Já o trabalho em parceria com a ABBR ocorre de forma particular, nos dois consultórios situados dentro do centro de reabilitação. Além desses serviços, há ainda seis consultórios destinados aos pacientes do SUS.
A reforma representa não apenas um avanço estrutural, mas também o fortalecimento da excelência em reabilitação, que consagrou a ABBR ao longo de sua história. A paciente Rosana Silva dos Reis, de 60 anos, elogiou o novo momento. Ela frequenta uma vez por semana a unidade, onde realiza sessões de drenagem linfática. “O atendimento é excelente, a higiene é impecável. Estou muito satisfeita”, afirma.
O Presidente Arthur Lemos e o diretor João Grangeiros estão satisfeitos com o resultado final.
0 comentários