Folhas

MORADORES FARÃO NOVA MANIFESTAÇÃO ESTE SÁBADO

Apoio ao ato 19J no Jardim Botânico é alternativa para pessoas da região, que não podem se locomover até o centro da cidade na ocasião. Dia 18/6, tem oficina de cartazes na Pio XI.

O JB QUE OS MORADORES QUEREM

Segurança, planejamento do bairro, moradores de rua, meio ambiente e bandalhas no trânsito são questões que merecem atenção da AMAJB.

UM JARDIM DE AQUARELAS NA HÍPICA

A tela “Jardin du Douce” faz parte da exposição “Jardim de Aquarelas”, de Betina Peres Abramovitz, em cartaz no clube, de 17 a 20 de junho.

FESTIVAL EXIBE FILMES BRASILEIROS ON-LINE

O Inffinito Brazilian Film Festival comemora 25 anos com programação on-line até 29/7. Oportunidade para ver “Aos olhos de Ernesto” (foto), que será exibido no sábado, 19/6.

NOVAS PARCERIAS NO ATELIER FERNANDO JAEGER

A mostra A Casa de Quem Cria abre dia 21 de junho com 11 ambientes planejados por arquitetos e artistas de diversas áreas, como a dobradinha Cris Passos e a estilista Isabela Capeto (foto).

MERCADO IMOBILIÁRIO EM EXPANSÃO

Apesar dos inúmeros novos empreendimentos, o condomínio de casas na rua Pacheco Leão continua sendo um dos endereços mais cobiçados da região.

VAIVÉM COMERCIAL

A abertura de novos estabelecimentos comerciais é sempre uma injeção de ânimo na cidade. Confira as novidades no JB, Humaitá e Gávea.

FEIRINHA DO SÉRGIO PORTO REABRE ESPAÇO MUNICIPAL

O evento acontece no sábado, dia 12 de junho, na área externa do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto (foto: Gui Espíndola), e inclui gastronomia, moda, poesia e música.

TABLADO PODE VIRAR PATRIMÔNIO IMATERIAL

Para entrar em vigor, projeto de lei ainda depende da aprovação do plenário da Alerj e sanção do overnador do Estado do Rio de Janeiro.

TRILHA DO PATRIMÔNIO CELEBRA O JBRJ

Os 213 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro serão comemorados com exposição e percurso, que começa no Centro de Visitantes (foto).

EXPANSÃO DO IMPA CHEGA À CÂMARA DE VEREADORES

Ao final da audiência, foram solicitados estudos ambiental e geológico mais profundos e acesso público a todos os documentos complementares para a liberação do projeto (em amarelo).

SALVE AS ABELHAS SEM FERRÃO

Atividade infantil no melipolinário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro antecipa comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. (Foto: Alexandre Machado)

PRESSÃO POR PARQUE SUSTENTÁVEL DA GÁVEA

Abaixo-assinado pede apoio a projeto no terreno do antigo laboratório Moura Brasil, ao lado do shopping Gávea Trade Center, na rua Marquês de São Vicente.

MORADORES QUEREM METRÔ GÁVEA NOS TRILHOS

As associações de moradores e outras entidades lançaram o movimento “Anda, Metrô Gávea” para pressionar o Governo do Estado a concluir a obra. (Foto: Jornal da PUC-Rio – Weiler Filho)

SEGURANÇA TAMBÉM PASSA PELA INFORMAÇÃO

Com o aumento de casos de roubos e assaltos, fazer boletim de ocorrência e avisar vizinhos são medidas importantes para que polícia e moradores fiquem alertas.

MACACO NA CABEÇA E NO PALCO DIGITAL

“Macaco – Relatório a uma academia” celebra 25 anos de parceria do diretor Beto Brown e do ator Eduardo Andrade com espetáculo, debate e oficina.

TRILHA FOCA ESPÉCIES DA FLORA AMEAÇADAS

Novo percurso do Jardim Botânico do Rio de Janeiro destaca exemplares de mogno, pau-brasil, palmito-juçara e cedro-rosa, entre outros.

HISTÓRIAS CRUZADAS DO HORTO REAL

O terceiro programa da série JB em Folhas e Histórias reúne as memórias dos moradores Fernanda Abreu, Pedro Marins, Gerson Simões, Kristina Michahelles, Pat Sauer, Sidnei Paciornik e da historiadora Laura Olivieri.

HISTÓRIA E ARQUITETURA DO BRASIL NO IMS

Exposição Arquivo Peter Scheier reúne 300 itens do fotógrafo, com destaque para registros de obras arquitetônicas, como a foto da construção do MASP.

MORADORES PLANTAM POMAR NA ORLA DA LAGOA

Cerca de 15 voluntários participaram do plantio de 36 pés de árvores frutíferas como nêspera, seriguela e carambola. Na foto, as moradoras Valéria Colela e Maria da Glória.

POR MAIS SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Campanha da ONU dá atenção especial à sinalização no entorno de 24 escolas do Rio, como a Abílio Borges, na rua Humaitá, ao lado da Cobal.

“DO TÚNEL AO PARQUE” NO JB EM FOLHAS E HISTÓRIAS

Novo episódio traz os melhores momentos da live realizada no dia 11 de março, além de depoimentos das moradoras Candida Diaz, Maria Dias Wery e Valéria Colela, e de Jorge de Souza, garçom do Bar Rebouças.

ALTOS E BAIXOS DA ATIVIDADE COMERCIAL

Novos hábitos de consumo impuseram adaptações em todos os setores, enquanto placas de “Aluga-se” espalham-se pela região.

JB EM FOLHAS E HISTÓRIAS ESTREIA NO YOUTUBE

“Do parque ao jardim” é o primeiro episódio, com depoimentos de Ana Cristina Vieira, Cacá Mourthé, Guido Gelli, Chico Diaz, Lísia Palombini, Rogério Emerson, Rosane Svartman e Betty Borges.

INTERVENÇÕES VIRTUAIS NA EAV

Exposição “Hábito/Habitante” reúne obras de Anna Bella Geiger, Cildo Meirelles e Ernesto Netto (foto), entre outros artistas.

NOVA PALMEIRA NO LARGO DOS LEÕES

As palmeiras imperiais marcam a paisagem do local há mais de 100 anos. Plantio foi realizado dois meses após a queda de árvore da mesma espécie.

JBRJ OFERECE REPELENTE NATURAL AOS VISITANTES

Produto é natural e formulado pelo próprio Jardim Botânico. As versões adulto e infantil estão disponíveis em totens na entrada do Arboreto e do parquinho.

ZONA SUL TEM PRIMEIRA SUBPREFEITA MULHER

Ana Ribeiro é assistente social e foi coordenadora política da região por 11 anos. Nesta entrevista, ela fala sobre questões relacionadas ao JB, Gávea e Humaitá.

GATO MIA EM FESTA

Para comemorar seus 17 anos de recreação, a empresa preparou um super kit de artes para alegrar a quarentena da criançada.

FIM DAS OBRAS NA CASA DE BETÂNIA

O local de acolhimento de idosos da paróquia da Divina Providência foi reaberto após dois anos de reforma. (Foto: Lena Trindade)

DESAFIOS DO ENSINO NA PANDEMIA

A Live in JB com Sonia Maria Braga, diretora pedagógica e fundadora da Meimei Escola, já está disponível no canal do JB em Folhas no YouTube.

PAISAGENS URBANAS ENQUADRAM O DANÇA.MOV

O projeto Dança.MOV | Cidade em Movimento instalou 10 totens em cartões postais da cidade, que dão acesso a performances coreografadas em cada local.

A POLÊMICA EXPANSÃO DO IMPA

Moradores da Barão de Oliveira Castro estão preocupados com o impacto do projeto (imagem) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada na rua.

POR QUE VOLTAMOS AO LOCKDOWN PARCIAL?

Com saúde não se brinca. Todo mundo precisa se cuidar para salvar suas próprias vidas, a de seus familiares e também a de desconhecidos.

O COLETIVO SAMBA NOIR DE KATIA B

Com direção de arte e videocenário de Batman Zavarese, o show conta com repertório de compositores brasileiros inspirados pela dor-de-cotovelo.

VÁ AO TEATRO VIA YOUTUBE

O canal reúne vários espetáculos nacionais e internacionais, como o clássico O Fantasma da Ópera (foto). Confira a lista na coluna Folhas.

SCHOOL OF ROCK ABRE UNIDADE NO JB

Escola oferece aulas individuais ou em pequenos grupos em níveis iniciante, intermediário e avançado, para adultos e crianças a partir de 3 anos.

DE VOLTA PARA O SOFÁ

Se é para ficar em casa, que seja em boa companhia. Confira as plataformas de streaming onde você pode assistir aos filmes que estão concorrendo ao Oscar 2021.

MEIMEI ESCOLA TRAZ MÉTODO MONTESSORI AO JB

Instituição com mais de 40 anos de experiência é nova opção para famílias preocupadas com a educação integral de suas crianças.

SAMBA DA GÁVEA VIROU DOCUMENTÁRIO

A história da roda de samba que acontecia na Da Casa da Táta é contada por imagens de arquivo, depoimentos dos integrantes e clipes.

TODOS PELA LIVRARIA MALASARTES

Tem uma boa lembrança ou história de lá? Grave-a em vídeo, em foto ou em palavras, marcando o perfil do JB em Folhas no Instagram ou enviando e-mail para o jornal.

ARTE E RESISTÊNCIA NOS CURSOS DA EAV

Estão abertas as inscrições para 52 cursos, quase todos ao vivo e on-line. Uma das novidades é o de curta duração “Designers negres: perspectivas ativistas”.

JB EM FOLHAS E HISTÓRIAS

JB em Folhas e Histórias é o novo projeto do JB em Folhas, que registra as memórias dos moradores do JB. As lives da série já estão no canal do jornal no YouTube.

O QUE HÁ DE ERRADO NAS RUAS?

Bueiros abertos, fios soltos, buracos no asfalto, falta de poda e calçadas, muros, postes e canteiros sem conservação. Tudo isso você encontra aqui!

TESTE IGG VERIFICAM A IMUNIDADE

Pessoas querendo saber se a vacina “pegou” ou se já têm anticorpo aumentaram a procura pelo teste IgG para verificar a imunidade à COVID-19. Entenda.

DESTAQUES DA PRIMEIRA LIVE JB EM FOLHAS E HISTÓRIAS

Contemplado pelo prêmio Ações Locais, com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, o projeto começou com uma conversa sobre o trecho compreendido entre o Parque Lage e o JBRJ.

MOSTRA PARQUE EM CARTAZ ATÉ JULHO NA EAV

A nova exposição tem caráter documental, reunindo trabalhos de linguagens artísticas variadas sobre o palacete do Parque Lage.

A IMPORTÂNCIA DE EXAMES PCR MAIS ACURADOS

Mais do que saber se o teste deu negativo ou positivo, é importante saber interpretá-lo. Laudos detalhados facilitam um tratamento personalizado.

AMIGOS NA PRAÇA VIRTUAL

Amigos na Praça Virtual leva diversão e atividades para crianças nesses tempos de férias e pandemia. Estreia dia 15/1, no canal do YouTube do projeto.

NOVO ENDEREÇO PARA TESTES DE COVID-19

Lach Laboratório abre nova unidade no JB só para exames de COVID-19 e oferece plantão aos domingos, sem necessidade de agendamento, em seus dois endereços.

OUTROS CAMINHOS DE KATIA B

A cantora e compositora Katia Bronstein retomou sua faceta atriz com a peça “Aquele que caminha ao lado”, encenada ao vivo, no Zoom, às segundas, 18 e 25 de janeiro.

LIVE IN JB AGORA NO YOUTUBE DO JB EM FOLHAS

A primeira Live in JB de 2021 foi realizada no canal do JB em Folhas no YouTube. O papo foi com a jornalista Mariana Candeias, que criou o perfil @magaastrologica no início da pandemia.

JB EM FOLHAS NO YOUTUBE

Confira o conteúdo do canal do JB em Folhas no YouTube, que vai da íntegra das Lives in JB e edições semanais do informativo JBTV, além de receitas e dicas de moradores. Assina lá!

A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

Manter uma alimentação saudável durante a pandemia é um grande desafio. Confira as dicas da nutricionista Taissa Müller, do Lach Laboratório, em entrevista aqui no site e na Live in JB #30, no YouTube.

DOCE NATAL

A loja da Kopenhagen no JB estará aberta neste domingo, dia 20/12, para que todos possam fazer suas compras com calma e respeitando todos os protocolos necessários contra a COVID-19.

TÃO PERTO E TÃO LONGE DO JBRJ

Sócios do JBRJ e moradores do bairro reclamam do incômodo provocado pelo fechamento dos dois portões do parque na rua Pacheco Leão.

CARRO ELÉTRICO NO JBRJ AGORA É PAGO

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro oferece visitas guiadas a pé ou nos carros elétricos do parque, agora com cobrança de tarifa extra.

NOVO SITE PARA CLARICE LISPECTOR

Centenário de nascimento de Clarice Lispector (foto acervo IMS) é comemorado com novo site, abrangendo seus romances, contos, crônicas e textos infanto-juvenis.

TODOS PELO TABLADINHO

Campanha de financiamento coletivo do Tabladinho vai até 10/12. Entre as recompensas, leitura de trechos de monólogo pelo ator Tonico Pereira.

NOVO TRABALHO DE ZÉBIDART

Integrante da nova geração de artistas do JB, o músico zébidart acaba de lançar “Belas Memórias”, primeiro single do EP “Fugir na Miragem”.

GRAND BAZZAR TODO DIA

Sucesso às quintas, o Grand Bazzar, organizado pelo Atelier Bzz na galeria dos Correios, agora acontece todos os dias, das 11h às 18h. Vale a pena conferir.

BATUQUE RECICLADO NO SOL

A Obra Social O Sol iniciou uma oficina de Batuque Reciclado, para jovens a partir de 12 anos, moradores do Horto.

SAIBA MAIS SOBRE AS CANDIDATURAS COLETIVAS

Veja o que rolou na Live in JB #25, que recebeu Roberto Anderson, da Liga (PSB), e Erian Ozório, da Comunidade Coletivas (Rede).

TABLADINHO NO SITE BENFEITORIA

Há 60 anos no JB, o Tabladinho Escola de Artes lançou campanha de financiamento coletivo para continuar fazendo história no bairro.

RETROSPECTIVA 17 ANOS

Confira a retrospectiva de 17 anos do JB em Folhas. Entre os temas abordados, arte, gastronomia, natureza e sustentabilidade não poderiam faltar.

DIÁRIO DA QUARENTENA

A jornalista e apresentadora da Globonews Maria Beltrão lança seu primeiro livro “O amor não se isola” com live na quinta, 29/10, no Instagram.

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO EM DIA

Quando se fala em vacina hoje, todo mundo logo pensa na imunização contra COVID-19, esquecendo ou deixando de lado as demais doenças que precisam, podem e devem ser prevenidas.

ARTRIO 2020 NA MARINA E ON-LINE

A 10ª edição da ArtRio optou por um esquema híbrido, com modo presencial e virtual. O evento ocupa o pavilhão principal da Marina da Glória até 18 de outubro.

EDUARDO COUTINHO NO IMS

Abertura da mostra “Ocupação Eduardo Coutinho”, no IMS, com documentos, objetos e fotos do cineasta, como este registro de Zeca Guimarães.

PELOS PARQUES DO BAIRRO

Jardim Botânico e Parque Lage são boas opções para quem não aguenta mais ficar em casa, mas há regras a seguir.

FESTIVAL DE SUSTENTABILIDADE

A quarta edição do LivMundi acontece de 3 a 9 de outubro, inteiramente on-line e gratuita, com 50 atividades para adultos, jovens e crianças.

CINEMAS ESTAÇÃO ESTÃO DE VOLTA

A partir de outubro, as salas do Grupo Estação voltam a funcionar com novas regras de ocupações e higienização.

A CULPA NÃO É DE SÃO PEDRO

A chuva fez estrago de novo e, desta vez, não anunciaram o fim do verão, mas o início da primavera. Moradores e leitores do JB em Folhas enviaram imagens.

BEM-ESTAR À FLOR DA PELE

Por muito tempo, a preocupação com rugas, estrias e celulite foi tratada como algo fútil, uma busca pela eterna juventude. Os procedimentos estéticos de rejuvenescimento, quando realizados por profissionais qualificados, têm se mostrado importantes aliados para a saúde física e mental dos pacientes.

A JANELA DOS OUTROS

Cansado da vista da sua janela? Que tal colocar-se, literalmente, à janela de outras pessoas? Esta é a proposta do Windows Swap, que permite admirar a vista de janelas de vários lugares do mundo.

VIZINHOS – A DIFÍCIL ARTE DA CONVIVÊNCIA

A vida em sociedade, especialmente nas grandes cidades, exige uma dose elevada de respeito e resiliência. A máxima de que o direito de uma pessoa acaba quando começa o de outra não pode ser esquecida nunca; entretanto, no dia a dia, não é isso que costumamos vivenciar.

PARA OS CINÉFILOS DE PLANTÃO

A quarentena aumentou o consumo de filmes via streaming, em diversas plataformas. São tantas opções que nem sempre conseguimos acompanhar e descobrir os filmes que valem a pena e onde encontrá-los.

METALINGUAGEM EM EPISÓDIOS

Uma atriz quarentona em busca de uma ideia para um edital de cultura lançado durante a pandemia. Essa é a história da self webserie “Irene está em casa”, idealizada pela atriz Erika Riba e o jornalista e escritor Paulo Vicente Cruz.

PASSEIOS COM HORA MARCADA

Com os novos protocolos adotados para a reabertura de parques, museus e galerias, o costume dos cariocas de chegar sempre atrasado a seus compromissos parece estar com os dias contados. Um dos primeiros lugares que condicionaram a visitação ao agendamento prévio foi o Jardim Botânico do Rio de Janeiro,

COBAL FICA!

A luta pela preservação da Cobal do Humaitá não terminou com o tombamento do mercado por interesse histórico e cultural pelo governo do Estado, no final de novembro de 2019. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab – órgão do Ministério da Agricultura) segue não renovand

TERAPIA PARA QUEM NÃO GOSTA DE FALAR

Expansão da consciência. É isso que promete a técnica de Barras de Access, a nova terapia quântica oferecida pelo Lach Laboratório. A ferramenta propõe uma mudança de vida por meio da liberação das energias acumuladas no campo energético das pessoas

CINEMA, TEATRO E MÚSICA

Até 20 de setembro, os cinéfilos têm entretenimento garantido com a 46ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes. Os destaques são o brasileiro “Divino amor”,

AMBULATÓRIO FECHADO DEFINITIVAMENTE

Na mesma semana em que o país ultrapassou a triste marca de 100 mil mortos pela COVID-19, o Ambulatório Praia do Pinto foi mais uma vítima da pandemia e encerrou suas atividades neste mês de agosto. O APP estava fechado desde o dia 16 de março e tinha dificuldades

SER PAI É…

Muito se fala nas maravilhas de ser mãe e, por muito tempo, a figura do pai ficou em segundo plano. Mas isso é coisa do passado. Da mesma forma que as mulheres pleiteiam igualdade de direitos, os homens querem o reconhecimento de seu papel de pai, que, segundo o cineasta e pai da Ana (18 anos) Mário Diamante, “é a melhor coisa do mundo”.

CURSOS REMOTOS NA EAV

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage abre o segundo semestre com 50 cursos remotos, em plataforma digital. Os encontros seguem a experiência bem-sucedida de julho, quando a escola atraiu alunos de outros estados – e até de outro país –, proporcionando troca de experiências diversas, difíceis de serem alcançadas com as aulas presenciais.

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

%d blogueiros gostam disto: