Natal é tempo de reunir a família em torno de uma boa mesa e das tradições que nos acompanham ao longo dos anos. E tudo acaba se transformando em uma bela farra gastronômica, que segue sempre um ritual. Tem os mais atarefados – ou menos habilidosos – que preferem encomendar e deixar tudo pronto para só degustar no dia. Mas tem a turma que bota a mão na massa e vai resgatar as histórias que unem os parentes, enquanto bate uma massa de bolo ou vira um pernil.
Não faltam opções de livros com receitas saborosas para todas as épocas do ano. E neste arsenal gastronômico, Rita Lobo é a chef suprema do “faça você mesma, você consegue”. Entretanto, este ano, um dos lançamentos que chamou a atenção no mercado editorial foi o livro “Um tal cheiro de ambrosia”, de Roberta Sudbrack. Nele, a chef relata as conversas que teve (em pensamento) com sua avó Iracema durante a pandemia. (Leia a entrevista com a chef em Caras do JB). O melhor é que Roberta aproveitou para incluir, no final da obra algumas receitas que a avó lhe ensinou e que a ajudaram ao longo de sua carreira. Tem bacalhau, empadão de frango e as sobremesas, como a “tal ambrosia” e o também famoso arroz de leite, que está entre as sobremesas mais pedidas do seu restaurante Sud, o pássaro verde, no Jardim Botânico, cujo passo a passo a gente reproduz aqui. Bom apetite!!
ARROZ DE LEITE (PARA 8 PESSOAS)
Ingredientes:
250 g de arroz branco
1 litro e ½ de leite integral
1 lata de leite condensado
2 gemas
2 colheres de sopa de açúcar
Água
Canela em pó a gosto
Modo de fazer:
Em uma peneira, coloque o arroz e lave-o até a água ficar bem clarinha. Depois coloque em uma panela e cubra o arroz com água (um dedo acima) e deixe em fogo baixo para ele inchar. Quando estiver quase seco, vá colocando o leite fervido aos poucos para ir cozinhando o arroz somente no leite. Depois de cozido, acrescente o leite condensado mantendo o fogo sempre “beeem baixinho”.
Para fazer a gemada, pegue uma caneca de ágata, coloque as duas gemas e bata com açúcar. Elas precisam estar bem batidas até ficarem bem branquinhas. Em seguida, já com o fogo desligado, vá pegando um pouco do arroz e misturando na caneca com a gemada para fazer a temperatura da gemada ficar parecida com a do arroz, assim os ovos não cozinham. Depois vá misturando a gemada no arroz e mexendo bem. Para servir, coloque a mistura nos potinhos e salpique canela em pó a gosto. Sirva bem geladinho.
UM TAL CHEIRO DE AMBROSIA – CONVERSAS COM VÓ IRACEMA
ROBERTA SUDBRACK
EDITORA INTERSEÇÃO
118 PÁGINAS
R$ 65
0 comentários