*Por Betina Dowsley
Dia 13 de junho é dia de Santo Antônio. E foi justamente nesse dia, em 1940 que foi colocada a pedra fundamental da Capela de Santo Antônio do Patronato Operário da Gávea, na rua Lineu de Paula Machado. A igrejinha foi doada em memória de Noêmia Freire e a primeira missa ali realizada foi justamente na intenção de sua alma, no dia 2 de outubro de 1940, quando ainda faltavam vitrais, lustres e outros detalhes de acabamento.
Apesar de pequena, com capacidade para apenas 90 pessoas, a capela em estilo rústico era muito procurada para a realização de casamentos antes da pandemia. A notoriedade do lugar não se deve unicamente à fama de casamenteiro do santo. Em mais de 80 anos de história, o evento mais concorrido e badalado da capela foi o terceiro casamento da atriz Susana Vieira, em 2006. Segundo a atriz declarou na época, quem teve a ideia de casar na igreja e escolheu o local foi o noivo Marcelo Silva. Como o desejo dela era fazer uma cerimônia religiosa simples, Susana achou que o local era perfeito. Entretanto, a presença de outras celebridades, como o padrinho Miguel Falabella, causou rebuliço na vizinhança e não permitiu que a hora do sim passasse em brancas nuvens.
Além de missas e casamentos, é possível alugar a Capela de Santo Antônio para batizados, aniversários e outros tipos de comemorações. Uma parte do valor vai para a paróquia de São José, à qual a capela é subordinada, e o restante é destinado à manutenção do espaço e à causa social do Patronato Operário da Gávea, que funciona no mesmo local. Atualmente, os eventos para até 90 pessoas podem ser realizados de segunda a sexta, das 16h às 19h, e aos sábados, das 8h às 19h.
Capela de Santo Antônio
Rua Lineu de Paula Machado 795
Agendamento: 2512-5529
0 comentários