Caras do JB

ERNESTO NETO E SUAS INÚMERAS CONEXÕES

Artista descobriu sua vocação em curso de escultura em barro da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Renomado no Brasil e no exterior, ele está com exposição na galeria Carpintaria.

OS MUITOS PERCURSOS DE EMERSON DE SOUZA

Atual presidente da AMAHOR é músico e produtor cultural. No Horto, é conhecido como neto da Tia Elza e do Seu João “Giba”, e sobrinho da Emília. (foto: Chris Martins)

CLAUDIO MANOEL, O AMIGO DO BUSSUNDA

Série documental “Meu amigo Bussunda” é o mais recente trabalho do diretor, que circula pelo JB desde os tempos de escola.

DE GERAÇÃO PARA GERAÇÕES

Seu Toninho, como é conhecido o proprietário da Lavanderia Santa Helena, lembra de quando havia mais casas do que prédios nas ruas no Jardim Botânico.

DESPEDIDA DO MESTRE DO SABOR E DA SIMPATIA

Depois de 30 anos circulando pelo Jardim Botânico, o chef Batista leva seu tempero para outras freguesias. (Foto de Fábio Rocha – Globo)

UM CONTADOR DE CAUSOS NA SÉCULO XX

Há mais de 50 anos, Armando Ascenção trabalha na tradicional padaria da família. Do balcão, fez muitas amizades, algumas delas ilustres, como Tom Jobim.

A NATUREZA DO HORTO EM PESSOA

Nascido e criado na região, Roberto Fonseca atua na limpeza do Rio dos Macacos há 20 anos, além de resgatar cobras e outros bichos e devolvê-los para a mata.

A NOVA VERSÃO DE DANIEL HERZ

O diretor tem experimentado diferentes formas de realizar seu trabalho ao longo da pandemia, contornando as atuais limitações.

IN MEMORIAM – HELIO FERNANDES

O jornalista e morador do Jardim Botânico Helio Fernandes faleceu, em casa, de causas naturais, no dia 10 de março de 2021, aos 100 anos.

XICO CHAVES FAZ DA ARTE SUA ARMA

Das duas, uma: ou você já cruzou com o artista ou com a série “Caras de Pau”, em que ele junta folhas, sementes e outros resíduos para formar rostos-caricaturas naturais.

AS DOCES LEMBRANÇAS DE CÂNDIDA DIAZ

A intérprete e tradutora criou seis filhos – entre eles os atores Chico e Enrique Diaz – no Jardim Botânico, onde mora desde 1968.

AS MUITAS FACETAS DE BATMAN ZAVAREZE

O artista gráfico e digital, cenógrafo, videoartista e diretor de arte está por trás das mais variadas produções culturais no Brasil e no mundo.

ROSANE LOPES FAZ A PONTE ENTRE RIO-PARIS

Rio de Janeiro e Paris ocupam um lugar especial na vida de Rosane Lopes, conhecida no bairro por ter disponibilizado máscaras em sistema “pegue-pague”, na porta de seu Atelier Bzz.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO DE GABRIELA KAPIM

Longe da TV neste período de pandemia, a nutricionista Gabriela de Mattos Gonçalves tem se dedicado a alimentar o Canal da Kapim no YouTube e a lives em seu perfil no Instagram.

BETTY BORGES VÊ A VIDA DE SUA GARAGEM

Betty Borges mora há 72 anos no bairro e, há 28, transformou sua garagem em loja de móveis, louças e utensílios usados.

ERNESTO PICCOLO É A CARA DA GÁVEA

Workaholic, o ator e diretor Ernesto Piccolo não parou de trabalhar nem mesmo durante a pandemia. A entrevista está em Caras do JB.

MARIA CLARA GUEIROS, CONHECE?

Reconhecida por interpretar personagens engraçadas, a atriz reestreia a peça “Loloucas”, agora on-line e gratuita.

COMERCIANTE MAIS ANTIGO DO JB EM ATIVIDADE

Devido a problemas de saúde, o Sr. Morgado anda afastado do dia a dia do Bazar Lagoa, mas, quando aparece, é sempre de máscara.

UM PARALAMA A PÉ PELO JB

O baterista João Barone mora no JB há 25 anos e, em tempos normais, frequenta os estabelecimentos da rua Maria Angélica.

AS CARAS DA CASA DA TÁTA

O restaurante Da Casa da Táta completou 20 anos. Por trás dessa história de sucesso, está o casal Marta Jubé e Álvaro Albuquerque, moradores da Gávea há cerca de 30 anos.

FLÁVIA OLIVEIRA

Moradora da Fonte da Saudade, Flávia Oliveira fala dos desafios como jornalista negra no jornal, no rádio e na TV.

DAVI PINHEIRO – 70 ANOS DE JB

Davi “Sambarilove” Pinheiro nasceu e vive até hoje no Jardim Botânico. Descubra algumas de suas histórias nesses 70 anos de bairro.

OS CRUZAMENTOS DE PEDRO LUÍS COM O HUMAITÁ

Se quiser aprender sobre a geografia do Humaitá, fale com o cantor e compositor Pedro Luís (foto: Nana Moraes), que acaba de completar 60 anos e frequenta o bairro desde a década de 1970.

LEILANE NEUBARTH

Saudades? Longe do estúdio e da telinha, a jornalista segue se cuidando, escrevendo, gravando vídeos e fazendo lives.

CLÉLIA BESSA: CINEMA E CÂNCER

Tudo vira filme ou série nas mãos da produtora de audiovisual Clélia Bessa, que mora no JB há cerca de 30 anos.

OS MUITOS TEMPOS DE PAULINHO MOSKA

Aos 53 anos de idade, cerca de 35 de carreira artística e 16 de JB, Paulinho Moska tem muitas percepções do tempo.

QUARENTENA ZEN

Varrer o quintal, dar aula de yoga, cozinhar, meditar. Assim a pandemia vai passando para Luís Igreja, terapeuta corporal, diretor de teatro e audiovisual, e um dos curadores da sessão Despertar, do LivMundi.

MARCIA QUINTELA

Marcia Quintela é a atual cara do JBRJ, ou ao menos dos produtos vendidos na lojinha da Associação de Amigos do Jardim Botânico, localizada no Centro de Visitantes do parque. A designer mora no Humaitá há 20 anos e captou a alma do parque e da região como ninguém.

BETTY GOFMAN

Depois de cinco meses em Petrópolis, onde se abrigou da pandemia com a família, a atriz Betty Gofman está de volta ao Jardim Botânico e, aos poucos, começa a retomar sua rotina. Depois de voltar como Dona Bela na edição especial da Escolinha do Professor Raimundo –

LUIZE VALENTE

Correr e escrever são exercícios constantes na vida da jornalista, roteirista e escritora Luize Valente. Os verbos, contudo, não se misturam em seu dia a dia. Desde que deixou a cobertura de acontecimentos internacionais na Globonews, em 2016, ela não corre para escrever, nem escreve correndo. Agora, a pressa só se justifica para ajudar as…

TEMPORADA PRODUTIVA PARA TONI PLATÃO

Quarentena pode ser sinônimo de trabalho. Pelo menos é assim que o cantor e compositor Toni Platão (Ilustre Morador da edição 30, em 2009) está encarando esse período. Da segunda quinzena de março para cá, ele lançou um single e fez o clipe de divulgação do mesmo; gravou voz para uma outra música de um outro projeto seu

ANA CAROLINA FERNANDES

Se tem alguém que é a Cara do JB, esse alguém é a fotógrafa Ana Carolina Fernandes. Filha de um jornalista e de uma professora, ela nasceu na casa da família na rua Engenheiro Alfredo Duarte, correu o mundo com seu olhar atento, mas seu porto seguro continua sendo aqui.

MARCOS PALMEIRA

Nossa terra tem palmeiras e não só as Imperiais, trazidas de longe e plantadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O ator Marcos Palmeira fincou raízes no bairro há mais de 20 anos e costuma dizer que daqui só sai para o mato, ou melhor, para sua fazenda Vale das Palmeiras. Foi exatamente isso…

RODRIGO SANTOS

Para o músico Rodrigo Santos, o saldo positivo da pandemia foi o reforço dos laços familiares. O isolamento abriu novas frentes de trabalho para ele, que compôs cerca de 70 músicas e participou de mais de 30 lives ao longo da quarentena. Em abril, lançou o CD “Cazuza em Bossa”, com Roberto Menescal e Leila Pinheiro;…

GILDA MATTOSO

Habituada aos bastidores desde o final da década de 1970, Gilda passou à frente dos holofotes no ano passado, quando fez seu primeiro talk show – baseado em seu livro “Assessora de encrenca”, lançado em 2006 – e, agora, está se reinventando nas redes sociais, maneira que encontrou para estar junto dos amigos na quarentena. Gilda sempre…

VIVA OS AVÓS!

A Arte de ser avó Netos são como heranças: você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu. É, como dizem os ingleses, um ato de Deus. Sem se passarem as penas do amor, sem os compromissos do matrimônio, sem as dores da maternidade. Sim, tenho certeza…

LACERDA – A ALMA DO BG

Alguns garçons são a cara do bar, mas Eronildes Lacerda é o melhor representante do espírito do que foi – e sempre será – o Baixo Gávea, como ficou consagrado o entorno do Bar Hipódromo, onde ele trabalhou por 34 anos.

HERÓI DO CORAÇÃO

Quem costuma frequentar a loja do Zona Sul, na rua Pacheco Leão, já se acostumou com a presença de João Simões de Araújo. Há três anos, ele trocou o trabalho de segurança no Aeroporto Tom Jobim pelo de agente de proteção na rede de supermercados. Com mais de um metro e oitenta de altura e fala mansa,…

KATIA B – ALIVE

Viva, muito viva! É assim que a cantora e compositora Katia B está se mostrando durante a quarentena. Há seis semanas ela apresenta sua “Alive”, todos os domingos, às 17h, em seu perfil no Instagram @katiab.oficial. A primeira vez que Katia participou de uma live foi em maio, na homenagem do JB em Folhas a Moraes Moreira,…

GUSTAVO FALCÃO

Para o ator, “a pandemia e o confinamento abriram novas janelas para se ver, pensar e inventar um mundo diferente”.

PEDRO MIRANDA

Pedro Miranda é daqueles que não sabe ficar parado. O cantor, compositor e percussionista apelou para lives para aquecer o coração e a alma de seus fãs durante a quarentena.

JOYCE MORENO & ZÉ RENATO

Ela tem mais de 50 anos de carreira; ele, um pouco menos. Ela é natural do Rio de Janeiro; ele, do Espírito Santo. Ela mora entre o JB e a Cobal há mais de 20 anos; ele mudou-se a apenas dois para lá do mercado. Mas isso são detalhes. Os trabalhos de Joyce Moreno e de Zé Renato são…

FERNANDA ABREU

O ano de 2020 é um marco importante para Fernanda Abreu, que está completando 30 anos de carreira solo. A pandemia, porém, atropelou os planos de comemoração da cantora e compositora. Ela lembra que estava com tudo preparado para gravar o DVD “Amor Geral”, no Imperator, no dia 13/3. Às 19h, toda a equipe já…

VIVA OS PORTEIROS!

Dia 9 de junho é Dia do Porteiro, grupo de trabalhadores essenciais, que estão sempre prontos a ajudar. Por sua importância, a ocupação já foi até tema de livro, muito antes da pandemia se instalar. “Da minha porta vejo o mundo” (de Aydano Motta, com fotos de Paulo Marcos de Mendonça Lima) narra a vida de…

FRANCIS HIME

Em 2020, Francis Hime completa 80 anos de idade, 55 de carreira e 50 ao lado da esposa, Olívia Hime, parceira com quem divide palco, estúdio e a vida, metade dela passada aqui no Jardim Botânico. Há mais de 20 anos, começaram a construção da casa onde vivem, que foi projetada pelo amigo e arquiteto…

ROSANE SVARTMAN

A roteirista Rosane Svartman é habituée da coluna Ilustre Morador e também do horário das sete das novelas da TV Globo. Coautora de “Bom Sucesso” com Paulo Halm, que saiu do ar em janeiro, Rosane está de volta com “Totalmente demais”, que está voltou à grade durante a pandemia. As referências literárias fazem parte das duas tramas….

ABEL SILVA REVELA A HISTÓRIA DE “FESTA DO INTERIOR”

Em tempos normais, quando caminhava pelo bairro, o compositor Abel Silva costumava ser chamado nas ruas – seja pelo porteiro, pelo jornaleiro ou pelo apontador do jogo do bicho – de poeta.  Quem olhasse para aquele discreto senhor, de óculos escuros e boné, não imaginaria a bagagem musical que ele carrega. São 300 músicas, dezenas…

GARIS DE PRIMEIRA

A equipe da Comlurb no Jardim Botânico conta com 30 profissionais, atuando do viaduto Abelardo Lobo até o final da rua Pacheco Leão. Nesses tempos de pandemia, eles estão se revezando para manter as ruas e os pontos de ônibus higienizados. Eis algumas caras conhecidas no bairro e os trechos onde trabalham, agora, de máscara!

CARLA ESMERALDA

Moradora da Gávea há quase 30 anos, a produtora Carla Esmeralda é idealizadora e curadora do Rio2C, maior evento de criatividade e inovação da América Latina. Este ano, o desafio de manter o compromisso de realizar um evento atraente e agregador foi ainda maior, devido à pandemia do COVID-19. A inventividade e resiliência de quem…

MÚSICOS HOMENAGEARAM MÉDICOS DO HOSPITAL DA LAGOA

Assim como aconteceu na Itália e em outros países, o cuidado e a atenção dos profissionais de saúde inspiraram o JB em Folhas a promover a primeira Live in JB, reunindo músicos da região para homenager os médicos brasileiros, especialmente os do Hospital da Lagoa. A data não poderia ser mais adequada: o Dia do Trabalho,…

ACABOU CHORARE

 Se tivesse a oportunidade de se despedir, o cantor e compositor Moraes Moreira – que faleceu no dia 13 de abril, vítima de um infarte – escolheria uma canção alegre para tocar nas rádios dos corações de seus fãs. Morador da Gávea, Moraes estava sempre circulando pelo bairro e estava na nossa lista de Ilustres Moradores a…

ILUSTRE MORADORA – NATHALIA DILL

Entrevistada para a coluna Ilustre Morador da edição 72 (agosto/setembro 2017) do JB em Folhas, a atriz Nathalia Dill sabia exatamente o que queria quando escolheu o Jardim Botânico para morar, há 10 anos. Ainda que o bairro não influencie seu trabalho, ela admite que seu estilo de vida tem muito a ver com o…

HOMENAGEM AOS JORNALISTAS

Em homenagem ao Dia dos Jornalisas (7 de abril), destacamos dois profissionais entrevistados em nossa última edição impressa: Chico Regueira e João Pimentel. O primeiro, que ocupou a coluna Ilustre Morador, pode ser visto diariamente na Globo, incansável na apuração sobre o Covid-19 na cidade. Já João Pimentel, personagem da coluna Meu JB, trabalhou anos…

%d blogueiros gostam disto: