O seu cachorro está com o peso certo? É bom ficar de olho na balança para evitar problemas como aumento de triglicérides, colesterol no sangue, além de dificuldades motora, respiratória e de articulação. A obesidade canina está relacionada à vários fatores, como raça, idade, genética, sexo, sem falar no estilo de vida atual do seu cão. Ativos por natureza, os cachorros sofrem com o sedentarismo causado pela obesidadee isso traz consequências psicológicas e provoca redução da qualidade e da expectativa de vida.
Para os veterinários é fácil diagnosticar se o cão apresenta obesidade, mas e o tutor, como fazer para perceber esta mudança? Eis alguns sinais que identificam que a saúde de seu pet precisa de atenção:
- Cansaço fácil ao tentar andar ou correr
- Dificuldade para se levantar e se locomover
- Dificuldade respiratória
- Sedentarismo
Entre os raças que sofrem com o peso estão o pug (foto), o buldogue e o golden retriever. Para um melhor acompanhamento, o pet deve ir ao veterinário fazer consulta clínica, exames de sangue – incluindo hormônios da tireóide -, e de imagem, como eletrocardiograma, para assim, avaliar sua saúde e liberá-lo para iniciar os exercícios. Após este check-up o ideal é traçar um planejamento de exercícios e metas para perda de peso a longo prazo.
O hotel e creche Riopet Gávea,oferece um programa de emagrecimento para cães obesos, que conta com diversos exercícios, esteira seca e hidroesteira e até um atendimento de fisioterapia, quando necessário. No espaço, os animais podem se exercitar e ter um bom gasto de energia, que atua como prevenção contra a obesidade. Além disso, o estímulo mental e a convivência com outros cães promovem qualidade de vida aos pets, deixando-os saudáveis e equilibrados.
RioPet Gávea – Estrada da Gávea, 25
Telefone: (21) 3687-8108 / (21) 3687-8110
0 comentários