A data de 3 de dezembro ganhou um significado especial na história da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). Junto com autoridades e representantes de instituições culturais e ambientais, o diretor Executivo da EAV, Alberto Saraiva formalizou, junto aos governos federal e estadual, a cessão do espaço por mais 25 anos. O evento contou com a participação de Mauro Pires, Presidente do ICMBio; João Paulo Ribeiro Capobianco, Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente; Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ; Cristina de Pádula, Superintendente de Artes e Carlos Minc, Deputado Estadual.
Esse novo termo reforça a sinergia entre cultura, educação e preservação ambiental, garantindo a continuidade das atividades da EAV, que há quase 50 anos atua como um polo de formação artística de referência nacional. Situada no Parque Nacional da Tijuca, a escola destaca-se não apenas pelo ensino de artes visuais, mas também pelo compromisso com a preservação de um dos maiores patrimônios culturais e naturais do país.
A atuação do corpo docente da EAV foi reconhecida como peça-chave neste processo, evidenciando o papel da escola como espaço de criação e difusão da arte contemporânea. O novo alinhamento do termo de cessão é mais do que um ato administrativo; é um marco que assegura o legado da EAV para futuras gerações, inspirando artistas e fortalecendo a conexão entre arte e sustentabilidade.
0 comentários