A escadaria da praça Pio XI – assim como a própria pracinha – faz parte do patrimônio do bairro. Apesar de sua popularidade, pouco sabemos de sua história, e o site da Prefeitura do Rio não tem nenhum registro oficial sobre o logradouro. Pesquisando na internet, encontramos várias informações. Uma delas sugere a que a escada fazia parte do Caminho da Cabeça, por onde Dom João VI costumava passar em seu passeio dominical, saindo da Quinta da Boa Vista rumo à Fábrica de Pólvora, no Horto Real.
Suposições à parte, o JB em Folhas gostou da sugestão da cantora e compositora Kátia B. e do baterista do Paralamas do Sucesso João Barone e, em 2007, organizou um mutirão para a renovação do logradouro. Com a ajuda dos moradores e em parceria com o site Amigas da Pracinha (hoje uma página no Facebook responsável pela troca de livros infantis Sebinho nas Canelas), a escadaria foi customizada com azulejos, formando mosaicos, a exemplo do que o artista chileno Selarón fez em espaço semelhante, na Lapa. Ao todo, foram três eventos reunindo moradores e visitantes que cortaram e colaram azulejos. Coube à creche Jardim Botânico Educação Infantil levar uma turma de alunos a uma olaria para customizar azulejos a fim de completar a escada.
Sete anos depois, o JB em Folhas promoveu um novo movimento visando à renovação da escada na ocasião de seu aniversário de 15 anos. Os degraus foram lavados e a escada ainda ganhou grafites nas paredes laterais. A ideia era transformar a “escada de brilhantes”, como as crianças da JBEI passaram a chamá-la, em ponto turístico da região.
A lavagem da escadaria fez sucesso e entrou para o calendário de eventos da praça, passando a acontecer sempre em outubro, data de aniversário do jornal. No ano passado, com apoio e produção do JB em Folhas e moradores do entorno, foi organizado um novo mutirão, que criou uma horta de temperos na pracinha e batizou a escada – que nunca teve nome – de Marielle Franco, em homenagem à vereadora assassinada em 2018, com direito a placas de identificação fixadas em seus dois extremos.
Em 2020, os espaços públicos estão sendo pouco utilizados, mas a escada continua tendo sua serventia, facilitando o acesso às ruas Benjamin Batista, Faro e Senador Simonsen, e sendo utilizada também para exercícios físicos. Assim que a circulação for normalizada, a lavagem será agendada. Escada Marielle Franco, presente!
Passando para avisar que retiraram a placa , vocês tem que se mobilizar para bota-la novamente
Obrigada, Diego. Vamos avisar a pessoa que costuma providenciar a placa.