8 de dezembro de 2022
ESCOLA JÚLIA KUBITSCHEK É EXEMPLO DE CIDADANIA

Uma carta escrita à mão, endereçada ao Ministro da Agricultura, responsável pelo Horto Florestal, está na origem do Espaço de Desenvolvimento Infantil Júlia Kubitschek. A iniciativa foi da professora primária Jacy Ferreira Leite, movida pelo ideal de garantir educação às crianças da região, em sua maioria filhos de funcionários do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que, na época, não contava com instituições públicas de ensino.

O pedido da professora não só foi atendido, como a escola foi batizada com o nome da mãe do então Presidente da República Juscelino Kubitschek e contou com a presença do próprio e da homenageada em sua inauguração, no dia 9 de dezembro de 1957. A escola foi construída pelo JBRJ, com a ajuda de moradores da região. Inicialmente, a Escola Municipal Júlia Kubitschek dedicava-se ao ensino primário, equivalente hoje ao Ensino Fundamental I, com dois turnos. Em 1978, a escola começou a oferecer também atividades de pré-escola e, quatro anos depois, passou a se dedicar exclusivamente a este segmento. A partir de 2001, o horário passou a ser integral e, em 2013, a escola foi rebatizada de Espaço de Desenvolvimento Infantil Júlia Kubitschek.

Fotos da inauguração da escola, com a presença do Presidente da República Juscelino Kubitschek.

Ao longo destes 65 anos, estudaram na instituição Pedro Marins (TV Horto) e sua irmã Edna, que aparece na foto ao lado da homenageada no dia da inauguração da escola; o atual presidente da AmaHor Fábio Dutra e sua mãe, Tânia Gomes da Costa. Já o corpo docente contou com professoras como Sônia Athanazio – que mais tarde ficou conhecida como Soninha Sorriso – e Ana Lúcia Machado, a funcionária mais antiga do lugar, onde trabalha desde 1977, tendo sido diretora da escola de 1990 a 2021.

Entretanto, nem tudo são flores na história da escolinha do Horto. Em 2005, antes mesmo de completar 50 anos, a escola teve parte de seu pátio desapropriado pelo JBRJ, que alegou ser necessário para expansão e pesquisa. O fato revoltou os moradores do Horto, que organizaram diversas manifestações contra tal arbitrariedade. Em 2014, a então presidente da AmaHor, Emília de Souza, disse à Agência Brasil que a direção do Jardim Botânico tirou, “de forma radical”, parte do pátio da escola para investir na expansão de seu estacionamento: “Se ainda fosse para usar a área ampliada para fazer estufa, laboratório para cultivo de sementes, ou para colocar ali um viveiro de orquídeas, seria admissível, porque estaria dentro da função do parque. Mas, estacionamento e lixeira, é um absurdo”, declarou ela na época.

Os anos passam, mas os questionamentos continuam. Em entrevista ao JB em Folhas em abril deste ano, Fábio Dutra voltou ao assunto, indignado por a escola ter tido seu muro derrubado e 2/3 de seu pátio de recreação transformado em estacionamento. Em maio deste ano, os moradores conseguiram uma vitória: o tombamento da Escola Municipal Júlia Kubitschek por interesse educacional e social. Com isso, foi proibida a demolição da edificação e a transferência definitiva de suas atividades educacionais para outros imóveis. Entre os argumentos, destaca-se sua importância histórica e cultural, em particular seu trabalho de educação e conscientização ambiental.

O estacionamento que tomou parte do pátio da escola, questionado por Fábio Dutra. Roberto Fonseca e a horta recém-criada e o mutirão de pintura realizado pelos moradores em 2020.

A escola é parte de um patrimônio a ser preservado como memória coletiva do Horto. Nela, a história da localidade segue viva e forte, apoiada na participação popular, sempre pronta a participar de mutirões, seja para promover a pintura dos muros – como a TV Horto organizou em setembro de 2020 – seja para a recente criação de uma pequena horta por parte da equipe do Horto Natureza. Uma história que começa com um ideal e segue firme e forte com a participação e dedicação da vizinhança para que novas gerações continuem a usufruir da conquista da “Tia Jacy”.

Espaço de Desenvolvimento Infantil Júlia Kubitschek
Rua Pacheco Leão 1235 – Horto
Tel: (21) 2294-7174

*Por Betina Dowsley

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados