9 de setembro de 2024
ESPETÁCULO PARA TODAS AS IDADES

Chris Martins 

Segunda e terça é dia de teatro?  Era essa a pergunta que eu me fazia até semana passada, quando resolvi ir até o Shopping da Gávea assistir A.M.I.G.A.S., a partir do convite da assessoria de imprensa da peça. Li o release e já estava ciente do que me esperava: uma peça para adolescentes, encenada por uma trupe igualmente jovem que ia transpor para o palco as desventuras dessa geração que vive entre uma balada, uma praia e, sim, uma passada pela faculdade.  Afinal, quem nunca? Apesar de desconhecer o elenco, os nomes de Ernesto Piccolo e Joana Motta na ficha técnica, como diretor e produtora, respectivamente, me davam um certo conforto de que a ida ao teatro não seria em vão. Convoquei uma amiga querida e lá fomos nós, na última terça assistir o espetáculo no Teatro Vannucci, que está em cartaz às segundas e terças, às 20h. até 1/10. 

Papo reto: A.M.I.G.A.S. é diversão para todas as idades. Afinal, todo mundo já foi jovem um dia, teve amigos de fé, passou por roubadas, elaborou mil planos para chegar perto do gato e tomou todas. A peça é uma remontagem do texto do saudoso Duda Ribeiro, baseado no livro homônimo de Cláudia Mello. Após 25 anos, as situações, adaptadas às gírias e comportamentos da época, se mantém atual. A história gira em torno de três amigas, Aline (Luiza Lewicki), Dil (Isabel Castello Branco) e Dadá (Julia Iório), que decidem criar a Associação de Mulheres Interessadas em Gargalhadas, Amor e Sexo (A.M.I.G.A.S.) e escrevem um diário relatando encontros e desencontros amorosos, suas expectativas, frustrações e desejos. E o elenco, até então desconhecido, bate um bolão e manda muito bem em cena.

A partir da esquerda: Julia, Luiza e Isabel

Julia Iório nasceu para o palco e tem muito carisma. Depois descobri que a jovem viralizou nas redes, por conta de um vídeo que encantou o casal Diogo Nogueira e Paolla Oliveira, sugerindo ser a “marmita” deles. As outras duas amigas, Luiza Lewicki e Isabel Castello também fazem bonito e mantêm o ritmo do espetáculo.  Mas quem se destaca mesmo é o jovem Bernardo Coimbra, único homem em cena, que se reveza entre 20 personagens diferentes, papel que na primeira montagem pertenceu ao diretor Ernesto Piccolo.  A cada entrada em cena, Bernardo arranca risos da plateia. Aliás, minha única sugestão é que no final, o elenco deveria se apresentar para que cada vez mais o público guarde seus nomes. Essa turma ainda vai dar o que falar. 

A temporada tem sido com casa cheia e vai até 1/10

Foi Ernesto Picollo quem sugeriu à Júlia que montasse o espetáculo com texto do pai, que faleceu em 2016. A atriz juntou as amigas, que  chamaram para o projeto a produtora Joana Motta e o diretor. Completam a ficha técnica, o designer de luz Maneco Quinderé e Ronald Teixeira, agora na supervisão e consultoria do cenário, ambos integrantes da equipe anterior, enquanto Manuela Sandetorras faz um belo desfile de figurino durante os 70 minutos do espetáculo. Mais do que justo, uma vez que o que as jovens mais curtem nessa idade é andar com modelitos descolados.  Mas isso é apenas uma cereja no bolo.  Deixe a preguiça de lado no começo da semana e vá ao teatro assistir A.M.I.G.A.S.  Eu e a minha amiga saímos leves e contentes, prontas para encarar a semana. E já estou pensando em convidar minha filha para assistir. Curiosa para ver com qual das personagens ela vai se identificar. 

Ficha Técnica

Elenco: Isabel Castello Branco, Julia Iorio, Luiza Lewicki e Bernardo Coimbra

Texto: Duda Ribeir, baseado no livro de Cláudia Mello

Adaptação: Julia Iorio, Luiza Lewicki e Isabel Castello Branco

Direção: Ernesto Piccolo

Desenho de Luz: Maneco Quinderé

Cenografia: Antonia Motta

Figurino: Helena Araujo

Trilha musical: Rodrigo Penna

Assistência de direção: João Maia P

Assistência de cenografia: Felipe Loureiro

Supervisão e Consultoria técnica de cenografia: Ronald Teixeira

Direção de movimento: Julia Varga e Marcela Pires

Produção Geral: Joana Motta

Serviço:

Peça: A.M.I.G.A.S.

Temporada: segundas e terças, às 20 horas

Teatro: Vannucci- Rua Marquês São Vicente, 52 – 3º andar .

Ingressos: R$ 100 (inteira), R$50,00 (meia)

Venda online: https://bileto.sympla.com.br/event/96966 

Duração: 70 min

Gênero: Comédia

Classificação indicativa:12 anos

Até até 1/10,

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

TEATRO NO PALCO DO ESPAÇO SÉRGIO PORTO 

TEATRO NO PALCO DO ESPAÇO SÉRGIO PORTO 

Espetáculo “Aqueles que deixam Omelas”, da renomada autora americana Ursula K Le Guin estreia dia 29 de novembro, no Espaço Municipal Sérgio Porto/Sala Preta