18 de agosto de 2022
ESPORTE E BURLE MARX NA SEDE NÁUTICA DO VASCO

O que o Parque do Flamengo, o calçadão de Copacabana e a sede náutica do clube Vasco da Gama, na Lagoa, têm em comum? Acertou quem pensou no arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx. Como artista plástico – influenciado por Candido Portinari, de quem foi assistente –, ele pintou vários painéis de azulejos na cidade, como os da fachada e os da lateral da sede náutica do Vasco, na Lagoa.

O Vasco da Gama foi fundado em agosto de 1898 para a prática do remo e até hoje mantém forte tradição no esporte – o time de futebol foi criado apenas 20 anos depois – com foco na formação de atletas. Este ano, o clube tornou-se tricampeão do Torneio de Remo do Futuro, e seus atletas João Vinícius Ferreira e Antônia Emanuelle, representaram o Brasil no Mundial Sub-23 2022 e na 3ª Copa do Mundo, na Suíça, respectivamente.

Fotos: Chris Martins e acervo do Vasco (atletas João Vinícius Ferreira e Antônia Emanuelle)

Desde 2019, o clube passou a oferecer também aulas de canoa havaiana, que têm atraído um público mais diverso, de todas as idades, em busca de atividades ao ar livre. As duas modalidades somam 150 alunos, de 12 a 80 anos, que têm à disposição sala de musculação e remo indoor, para treinos e alternativa para os dias de chuva.

– Nossa infraestrutura é ótima, temos rampa para barcos, lancha para acompanhamento ou emergência, além de profissionais bem preparados. Quem quiser, pode fazer uma aula experimental gratuita. A vantagem da canoa havaiana é que logo no primeiro dia o aluno vai para a água – destaca José Roberto Gomes da Costa, vice-presidente de Desportos Náuticos do Vasco.

Fotos: Chris Martins

O prédio de arquitetura moderna, situado na esquina da rua Tasso Fragoso com a avenida Borges de Medeiros, foi inaugurado em 1950 para abrigar a sede náutica do Vasco, em decorrência da mudança do local das provas de remo da Baía de Guanabara para a Lagoa Rodrigo de Freitas. Tombado em 2002 pelo então prefeito César Maia, o edifício tem 2.700m² de área construída e abriga carpintaria (para construção e conservação dos barcos), garagem de barcos, sala de musculação e salão de festas e reuniões, além de alojamento para 40 atletas.

Passados menos de 20 anos do tombamento, houve uma tentativa de vender o terreno para a construção de um prédio residencial no endereço, mantendo as instalações do remo no térreo. O projeto, entretanto, não foi adiante e a sede náutica do Vasco acabou passando por uma reforma importante no início de 2022, valorizando suas características originais. As obras incluíram pintura da fachada, instalação de um busto de bronze em homenagem ao navegador português que dá nome ao clube e renovação da parte elétrica. Ainda está prevista a substituição das grades externas por vidros, o que possibilitará a vista completa do edifício e do painel de azulejos de Burle Marx.

Já bem visíveis para quem passa tanto pela avenida Borges de Medeiros quanto pela esquina das ruas Alexandre Ferreira e General Tasso Fragoso estão dois canteiros com uma cruz de malta (símbolo do Vasco) formada por flores e folhas. Na calçada em frente à garagem de barcos, na avenida Borges de Medeiros, os fradinhos que impedem o estacionamento irregular foram pintados com as cores do clube. Para a realização das melhorias, Jorge Salgado, presidente do Vasco, contou com a colaboração dos próprios torcedores, capitaneados por Fernando Lima, o Zé Colmeia, que documentou cada passo da reforma em seu perfil do Instagram.

Fotos: Chris Martins

A programação social na sede náutica do Vasco era intensa nos anos 1990, quando o endereço ganhou destaque na noite carioca com a realização da festa Afronautas, produzida pelo DJ Paulo Futura. O evento revelou os percussionistas Wellington e Negalê, que tocavam em palco no meio do salão, engrossando a mistura de reggae com ritmos brasileiros do DJ. Depois do fechamento imposto pela pandemia, a locação do salão e do mezanino para eventos particulares vem sendo retomada. Outro espaço disponível para aluguel é o terraço, com churrasqueira, cujo principal diferencial é a vista tanto para Lagoa como para o Corcovado. Um luxo para qualquer evento!

Remo:
Aulas de 2ª a 6ª, às 6h, 7h, 8h, 9h, 15h, 16h e 17h
Aulas aos sábados: 6h, 7h, 8h e 9h.
Contato: 3197-6909

Canoa Havaiana:
Aulas de 2ª a 6ª, às 6h, 7h e 8h
Contato: 21-96580-3930 (Leonardo Lorang)

Sede Náutica do Vasco
Rua General Tasso Fragoso, 65 – Lagoa
Telefone: (21) 3197-6909

*Por Betina Dowsley

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados