A Galeria Carpintaria, no Jardim Botânico, inaugura dia 25/5 (quinta-feira) a partir das 19h, duas novas exposições: “Robert Mapplethorpe: Mais que um rosto”, dedicada ao fotógrafo norte-americano e “Guandu, Paraguaçu, Piraquara”, mostra individual de Ana Claudia Almedina. Ambas ficam em cartaz até o dia 22 de julho, com visitação de terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 18h. A entrada é franca.
“Mais que um rosto” reúne trabalhos do icônico fotógrafo norte-americano realizados na segunda metade da década de 1970 até 80 e explora temas como sexo, violência, masculinidade e submissão, além de traçar um paralelo com o românce japonês “Confissões de uma Máscara” (1949), de Yukio Mishima.
Já “Guandu, Paraguaçu, Piraquara”, ocupa o Aquário da Carpintaria e apresenta obras da artista carioca, tendo como inspiração os três rios brasileiros, suas histórias, cursos e associações simbólicas para criar abstrações e paisagens por meio das pinturas.
Sobre os artistas
Nascido em Nova York em 1946, Robert Mapplethorpe era conhecido por tratar de temas polêmicos em suas fotografias e se utilizar muito do preto e branco. Os temas das imagens são variados, desde nús artísticos, retratos de celebridades, imagens de flores e auto-retratos.
Ana Cláudia Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 1993. A pintura e o desenho são seus pontos de partida no mundo da arte e explora as interseções entre paisagens, tempo e seus movimentos.
ROBERT MAPPLETHORPE: MAIS QUE UM ROSTO
GUANDU, PARAGUAÇU E PIRAQUARA, DE ANA CLAUDIA ALMEIDA
Inauguração: 25/5
Endereço: Rua Jardim Botânico, 971
Visitação: terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 18h
Até 22 de julho
Entrada franca
0 comentários