14 de abril de 2022
GENOMA COMPLETO REVELA TUDO SOBRE VOCÊ

O que você faria se pudesse conhecer do que você é feito? Conhecer seu perfil genético em detalhes vai muito além de descobrir onde viveram seus antepassados. O Sequenciamento do Genoma Completo decodifica todos os 6,4 bilhões de pares de bases do DNA no genoma humano, incluindo o conjunto completo de todos os 20.000 genes, o DNA mitocondrial e o cromossomo Y. O exame permite a descoberta de todas as variações genéticas em cada gene individual e produz os resultados de teste genético mais abrangentes e precisos. Com ele, é possível conhecer a predisposição para doenças, de diabetes a Alzheimer e aneurismas cerebrais, ou mesmo a razão de hábitos e vícios, como aquela dormidinha depois do almoço e dependência de nicotina. Uma descoberta recente indica, inclusive, variantes genéticas associadas à doença crítica após infecções por Covid-19.

Como em outros testes e exames oferecidos pelo Lach Laboratório, o Sequenciamento do Genoma Completo (SGC) apresenta “padrão ouro” de qualidade. O resultado é entregue em forma de relatório com cerca de 500 páginas, no qual encontram-se relacionados estudos até então publicados e as predisposições de cada pessoa para determinados tipos de doença, além de um laudo com outras observações clínicas e fatores genéticos, que deve ser interpretado por um médico, pois, apesar de refletirem predisposições, muitas vezes elas não são determinantes.

A diretora do laboratório Barbara Lucena explica que o principal objetivo de um estudo como esse é oferecer conhecimento para cuidados preventivos, planejamento reprodutivo e/ou tratamento: “Os dados de sequenciamento do genoma completo de alta qualidade podem ser usados por médicos e conselheiros genéticos. Para completar, o paciente recebe relatórios anuais com as novas descobertas científicas que possam influenciar o resultado de seu teste”, avisa. Abaixo, a biomédica responde a dúvidas do JB em Folhas referentes ao assunto:

JB em Folhas: O que é o teste de sequenciamento de DNA completo?

Barbara Lucena: O teste genético que decodifica 100% do DNA é chamado de Sequenciamento do Genoma Completo. Isso inclui o sequenciamento de todos os genes (regiões codificantes), regiões genômicas regulatórias, o cromossomo Y (para homens) e DNA mitocondrial. O teste de DNA oferecido pelo Lach é bom para a saúde, para descobrir a ancestralidade, além de ser o melhor teste para fins de saúde pública e de pesquisa genômica, tanto as acadêmicas quanto as desenvolvidas por empresas farmacêuticas. A maioria dos testes genéticos que existem no mercado examinam menos de 0,02% do seu genoma.

JBF: Como esse teste é feito?

BL: O Sequenciamento do Genoma Integral usa uma tecnologia de sequenciamento de DNA chamada Sequenciamento de Próxima Geração (NGS). Em contraste com as tecnologias de sequenciamento anteriores, esse método permite o sequenciamento em grande escala de muitas moléculas curtas de DNA ao mesmo tempo. Isso é muito mais rápido do que sequenciar o comprimento total de todo o genoma base a base.

JBF: O que um teste como esse pode revelar sobre a saúde das pessoas?

BL: O sequenciamento do genoma completo identifica todas as variações genéticas no genoma e não está limitado ao sequenciamento de um único gene para doenças específicas. Por isso, é o melhor teste de DNA para descobrir os riscos genéticos para a saúde e para o diagnóstico de doenças genéticas. O sequenciamento de DNA do genoma inteiro pode determinar, por exemplo, se há um risco aumentado de desenvolver doenças como cânceres hereditários, como os de mama e de ovário, além de predisposições genéticas para muitas outras condições de saúde, inclusive a possibilidade de complicações de infecção por COVID. Esse teste também pode revelar o status de portador de doenças raras. Outro diferencial do SGC é que ele funciona igualmente bem para pessoas de todas as etnias (Africano, Asiático, Caucasiano, Judeu Ashkenazi ou Nativo Americano), ao contrário de outros testes de DNA.

O resultado do teste é apresentado em tabelas como esta, nas quais as variantes destacadas em verde têm tamanhos de efeito positivo e aumentam sua predisposição genética. As variantes destacadas em azul têm tamanhos de efeitos negativos e diminuem sua predisposição genética. Variantes que não são destacadas não são encontradas em seu genoma e não afetam sua predisposição genética.

JBF: Então o teste aponta as doenças que a pessoa tem ou que virá a desenvolver?

BL: Não é bem assim. O SGC não oferece diagnósticos e não precisa ser prescrito por um médico. Nossos relatórios são destinados apenas para fins educacionais e informativos. No entanto, você pode levar seus dados coletados nesse teste a um médico ou conselheiro genético, que será capaz de analisar o resultado clinicamente, avaliar e comparar os riscos de doenças e diagnóstico de doenças raras com os hábitos e histórico do paciente.

JBF: O que o teste de SGC pode revelar sobre a ancestralidade?

BL: O Sequenciamento do Genoma Completo também é o melhor teste de DNA para ancestralidade. Ao contrário de outros serviços como esse, nós decodificamos totalmente o DNA mitocondrial e cromossomos Y, que ajudam a identificar conexões entre o perfil de DNA de uma pessoa e de membros distantes de sua família por meio de ancestrais que viveram muito tempo atrás. Isso pode ser útil para identificar ancestrais, especialmente para famílias de imigrantes e refugiados. No caso de afro-brasileiros, o teste é capaz de determinar o país africano de origem, informação na maioria das vezes perdida ao longo do tempo devido ao desmembramento das famílias de escravizados e às políticas de apagamento coletivo das memórias sociais anteriores à chegada ao Brasil.

JBF: É possível decodificar um gene específico e identificar possíveis mutações?

BL: Sim! Fazemos o sequenciamento do genoma completo, o que significa que decodificamos TODOS os genes do genoma humano.

JBF: Faz sentido fazer Sequenciamento do Genoma Completo se a pessoa já fez outros testes de DNA?

BL: Com certeza. Os dados genéticos recebidos de empresas comuns no mercado são muito limitados, pois eles cobrem menos de 0,02% do seu DNA, enquanto nosso Sequenciamento do Genoma Completo decodifica 100%. Recomendamos o sequenciamento do genoma completo para todos os interessados em testes de DNA abrangentes e precisos.

JBF: Qual custo de se fazer o teste de DNA completo? E quanto tempo ele demora para ficar ponto?

BL: Como se trata de um teste com todos seus reagentes importados, o custo se dá em dólar, que é convertido para real e atualizado mês a mês. Atualmente, o preço é de aproximadamente US$ 1.500, podendo ser parcelado em até 12 x sem juros. O prazo final para entrega dos resultados, com laudo em português, é variável e limitado a 120 dias.

LABORATÓRIO LACH
Rua Jardim Botânico 512: exames, vacinas, EMS, osteopatia, fisioterapia, terapias, nutrição e estética.
Rua Jardim Botânico 468: apenas para exames de COVID-19.
Atendimento de domingo a domingo, das 7h às 19h.
Agendamento pela central (21) 2549-8141, por WhatsApp (21) 98143-1136 ou e-mail: lach@lach.com.br.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. GENOMA COMPLETO COM CONDIÇÕES ESPECIAIS NO LACH – JB em Folhas - […] decorrente do câncer de próstata, que hoje chega a 15 mil óbitos anuais.  O exame de Sequenciamento de Genoma…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

CINCO PERGUNTAS COM DR. PIETRO VANNI

CINCO PERGUNTAS COM DR. PIETRO VANNI

Clínica Gravital se tornou referência em tratar com cannabis medicinal, sintomas de doenças como ansiedade, insônia, transtornos do desenvolvimento, fibromialgia e condições neurodegenerativas

IECAC GANHA CENTRO DE IMPLANTE

IECAC GANHA CENTRO DE IMPLANTE

Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) inaugura novo Centro de Implante de Válvulas Cardíacas

BUDDHA SPA CHEGA PARA DEIXAR A REGIÃO ZEN

BUDDHA SPA CHEGA PARA DEIXAR A REGIÃO ZEN

A rede de franquias abriu uma unidade na Gávea e até novembro, vai contar com uma outra no Jardim Botânico. A meta é ter mais 20 unidades até o final do ano.