Para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17/8) e o Dia Mundial da Fotografia (19/8), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) promove o seminário “Fotografia e patrimônio: desafios e práticas culturais na atualidade”, que reúne especialistas em fotografia, conservação e cinema, no Galpão das Artes do JBRJ. Ao todo, são quatro encontros divididos entre quinta e sexta-feira, 17 e 18 de agosto, respectivamente, nos horários de 9h30 às 12h30 e de 14h às 17h, nos dois dias. A entrada é gratuita. A programação completa pode ser acessada pelo site.
As rodas de conversa têm como mediadores Raul Ribeiro, chefe da divisão de museu e acervo do JBRJ, Rafael Zamorano, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Pablo José Francisco Pena Rodrigues, da diretoria de pesquisa do Jardim Botânico. Entre os temas, estão “conservação e curadoria de acervo fotográfico científico” e “fotografia, florestas e imprensa”.
– A ideia é que possamos discutir a fotografia também como um patrimônio, para além da imagem em si, já que um registro também carrega um valor histórico. Queremos ampliar essa noção por meio do seminário – explica Raul Ribeiro.
FOTOGRAFIA E PATRIMÔNIO: DESAFIOS E PRÁTICAS CULTURAIS NA ATUALIDADE
Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Rua Jardim Botânico, 1008, Galpão das Artes
17 e 18 de agosto – quinta e sexta-feira, a partir das 9h30
Programação completa no site.
Entrada franca
0 comentários