26 de junho de 2025
JBRJ E RENASCENÇA CLUBE FECHAM PARCERIA

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e o Renascença Clube – tradicional espaço de resistência da cultura negra, localizado no Andaraí – fecharam uma parceria. O objetivo é desenvolver um conjunto de ações de valorização e disseminação da cultura e história afro-brasileiras, por meio da arte e da educação.

Estão previstas oficinas e palestras voltadas para o desenvolvimento de habilidades artísticas e de economia criativa, entre outras iniciativas, para impulsionar o protagonismo juvenil com foco na inclusão e diversidade. Além disso, o JBRJ, através do Centro de Responsabilidade Socioambiental João Carlos Silva (CRS), dará consultoria técnica ao clube para implementação do modelo de negócio baseado no Projeto Florescer, orientado para o desenvolvimento da juventude e ampliação das oportunidades no mercado de trabalho. Estiveram presentes ao encontro, o Sérgio Besserman, Deborah Tavares e Marcelo Ferreira, como representantes do JBRJ, que receberam Maria Helena Almeida, João Carlos Martins e João Alberto Soares de Oliveira, do Renascença Clube.

Essa parceria é mais uma iniciativa do Plano de Ações Afirmativas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro voltada à valorização da cultura afro-brasileira e à promoção da equidade, que teve início com a inauguração do Memorial das Mãos Negras, em novembro de 2024. O monumento foi construído no Arboreto do Jardim para dar visibilidade e honrar a contribuição fundamental de homens e mulheres negros na edificação da instituição.

Representantes do Clube Renascença visitaram o JBRJ, acompanhados por Deborah Tavares, do CRS (Foto: Divulgação)

Localizado no Andaraí, o Renascença Clube foi fundado em 1951 com o propósito de valorizar “a riqueza do legado africano e a promoção da cidadania da população negra, desenvolvendo projetos e ações afirmativas nas diversas áreas como educação, saúde, entretenimento e mercado de trabalho”.  O clube é bastante conhecido pelo evento “Samba do Trabalhador”, organizado às segundas pelo músico Moacyr Luz. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MUITO ALÉM DO TEATRO

MUITO ALÉM DO TEATRO

 Espaço Sérgio Porto e Teatro Domingos Oliveira promovem cultura acessível aos moradores.