25 de julho de 2023
JBRJ PROMOVE MANHÃ COM ABELHAS PARA CRIANÇAS

Na terça (25/7) e na quinta-feira (27/7), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), promove um programão para a criançada fechar as férias em alto astral: “Manhã com abelhas sem ferrão”. A iniciativa tem como objetivo explicar aos pequenos, entre 3 e 12 anos, a importância desse tipo de inseto para a conservação da biodiversidade e seu papel fundamental em outras funções do ecossistema, como a produção de alimentos. O encontro é conduzido pelo Serviço de Educação Ambiental do parque (SEA) e tem início às 10h, na sede da organização. As inscrições são gratuitas, sendo cobrado somente o ingresso para o arboreto (a partir de R$9), através do site e devem ser feitas através do e-mail educativo@jbrj.gov.br ou pelo telefone (21) 2274-7332. 

O meliponário do JBRJ foi criado em 2016 e abriga, aproximadamente, 25 colméias de abelhas sem ferrão, todas nativas do Rio de Janeiro. Um levantamento feito pelo Laboratório de Fitossanidade do Jardim Botânico do Rio na fauna da Mata Atlântica identificou que há 13 espécies diferentes somente no Jardim Botânico. Por terem este membro atrofiado, não oferecem perigo a seres humanos e entre as espécies mais comuns, estão a uruçu-amarela, a jataí e a mandaçaia. 

De acordo com Maria Lúcia Moscatelli, engenheira agrônoma responsável pelo Laboratório de Fitossanidade do Jardim Botânico do Rio, é preciso conscientizar as pessoas a respeito do risco de extinção dessas espécies:

– No Brasil, há mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão, e estima-se que aproximadamente 100 delas estão seriamente ameaçadas de extinção. As ameaças são pela poluição do ar e das águas, eliminação das florestas, destruição dos ninhos para retirar o mel medicinal de sabor e doçura inigualáveis, ou em virtude da quebra da cadeia ecológica – afirma a pesquisadora.

 

MANHÃ COM ABELHAS SEM FERRÃO | JBRJ

Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Rua Jardim Botânico, 1008

Dias 25 e 27 de julho, a partir das 10h

Inscrições: educativo@jbrj.gov.br ou pelo telefone (21) 2274-7332

Ingressos para o arboreto pelo site

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

EXPOSIÇÕES MOVIMENTAM A GÁVEA

EXPOSIÇÕES MOVIMENTAM A GÁVEA

Anita Schwartz Galeria de Arte abre exposição “Reverter”, de Afonso Tostes, enquanto, ao lado, a Danielian Galeria apresenta exposição “Visconti e Renoir: Impressionismo – 150 anos”