O Atelier Mourão, tradicional escola carioca de joalheria, realiza a 14ª edição do Atelier Mourão de Portas Abertas, que acontece pela primeira vez, de 28 de novembro a 1º de dezembro, de quinta a domingo, no Jardim Botânico e traz uma novidade: o Atelier Mourão Anexo, que tem como proposta circular com as criações de seus alunos e artistas em feiras, exposições e encontros culturais. A estreia será no Duna – espaço que funciona como um coworking de criação artística da região -, e além de apresentar o trabalho de alunos e professores, contará também com a palestra “Joias como testemunho do espírito dos tempos”, com Regina Machado.
– O projeto Anexo surge como uma expansão da atuação do atelier, ampliando o contato com o público e oferecendo uma experiência imersiva e direta com a joalheria. – afirma Paula, uma das diretoras da joalheria, que ensina a técnica aprendida com o pai, Caio Mourão, artista joalheiro.
O Duna foi escolhido por ser um espaço dinâmico, que recebe artistas de diversas áreas, estimulando trocas entre os residentes, ao mesmo tempo, em que promove a individualidade. “Reconhecemos a importância de apoiar a comunidade criativa local, promovendo oportunidades de exposição, colaborações e eventos que ampliem as vozes artísticas”, explica Paula.
Durante o evento, o público poderá conferir de perto as joias autorais produzidas por professores e alunos do Atelier Mourão, incluindo artistas já reconhecidos na cena local e novos talentos. A exposição contará com peças que expressam a diversidade de estilos e técnicas, mostrando a riqueza do trabalho artesanal e a originalidade de cada artista. Entre os expositores, estão alunos como Cristina Bezerril, Cristiane Arenas, Elisa Travalloni e Eduardo Levy, e professores como Francisco Garcia e João Pedro Vellaco.
O Atelier Mourão é reconhecido por ser uma das mais tradicionais escolas de joalheria do Rio de Janeiro, formando gerações de artistas joalheiros, que exploram esta arte com profundidade e originalidade. Em 2006 foi criado o Atelier Mourão de Portas Abertas que surgiu como uma oportunidade para o público se aproximar do universo da joalheria autoral, conhecendo o processo criativo e o desenvolvimento das peças, algo que tradicionalmente ocorre de maneira reservada. A iniciativa permite que alunos e artistas apresentem seus trabalhos, recebendo um retorno direto dos visitantes e potenciais clientes.
– O evento promove um ambiente de troca, onde as pessoas interagem, fazendo perguntas e, conseguem entender melhor as técnicas utilizadas pelos artistas. -, completa Lívia Mourão, também sócia e irmã de Paula, responsável pela administração do Atelier.
Serviço
Atelier Mourão Anexo Duna – Exposição de Joias
Duna – Rua Jardim Botânico, 468 (no quarteirão depois do Parque Lage) – Jardim Botânico
Horário:
28/11 | 18h às 20h – Inauguração para o público das 18h às 20h.
29/11 a 01/12 | 11h às 19h – exposição
Entrada Franca
0 comentários