Quem mora próximo à mata e está acostumado a encontrar pássaros, macacos, gambás e até cobras nas ruas ou mesmo dentro de casa, conta com o apoio do Instituto Vida Livre. Instalado desde janeiro de 2022 no Horto, a Ong sofreu um golpe no começo de 2023, quando criminosos limparam a conta corrente da instituição depois de assaltar o presidente Roched Seba. Uma campanha está sendo organizada para continuar viabilizando o trabalho do Instituto, com doações através do PIX 15.234.307/0001-24.
O Instituto Vida Livre foi criado em 2015 por Roched Seba e, atualmente, é o principal parceiro do Ibama-RJ. Ao longo deste período, o IVL atendeu mais de 10 mil bichos, promovendo o acolhimento e tratamento de animais silvestres até que eles possam ganhar a liberdade novamente em locais denominados Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS). O trabalho nas ASAS Vida Livre inclui plano de manejo, gestão veterinária, exames e monitoramento pós-soltura.
Em abril do ano passado, o Instituto assinou um acordo de cooperação técnica com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, visando a garantir estadia e atendimento veterinário adequado aos animais silvestres debilitados encontrados no JBRJ. O acordo garante ainda que a área de mata atlântica do JBRJ possa ser utilizada para reintrodução na natureza de animais silvestres resgatados e reabilitados pelo IVL. A parceria é uma forma de reconhecimento do trabalho realizado pela equipe do Vida Livre, que desde a sua criação já prestou mais de 10 mil atendimentos.
O IVL tem ajudado bastante no atendimento a esses animais já que o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), da Superintendência Estadual do Ibama, vem enfrentando dificuldades provocadas pela falta de recursos para cuidar e abrigar os mais de 11 mil bichos encaminhados pela polícia ambiental, bombeiros e particulares. O órgão oficial para recepção e reabilitação de animais silvestres chegou a fechar, mas foi reaberto por uma liminar judicial dos Ministérios Públicos Estadual e Federal sem as melhorias necessárias para o bom funcionamento do local.
Para garantir uma segunda chance de vida livre aos animais, o IVL conta com patrocínio de empresas e apoio de celebridades como o ator Bruno Gagliasso e o cantor Ney Matogrosso, primeiro patrono do instituto e proprietário do sítio Matogrosso, em Saquarema, que abriga a primeira ASAS Vida Livre.
Instituto Vida Livre
Rua Caminhoá 11
contato@institutovidalivre.org.br
Doacões: PIX 15.234.307/0001-24
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks