Começo do ano, volta às aulas e a ciência e a saúde estão em alta. O momento é mais do que propício para o lançamento do livro ‘Cientistas Brasileiros’, editado pela Sapoti Projetos Culturais, com organização assinada pela escritora Daniela Chindler e ilustração de Camilo Martins. O projeto foi produzido via Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e, por conta disso, vai doar 60% da sua tiragem de 2.000 exemplares do livro para as escolas públicas do município do Rio.
Direcionada para crianças e adolescentes, a obra mostra a importância da ciência, valorizando, principalmente, as descobertas das curas de diferentes doenças e destacando alguns dos principais pesquisadores da área no país, além de cientistas que deixaram seus nomes na história.
Da nova estão Ligia Pereira, coordenadora do projeto DNA do Brasil, que estuda a composição genética da população brasileira; Carlos Nobre, que mostra a importância do conhecimento sobre a Amazônia e a relação da região com o planeta; Suzana Herculano-Houzel, que descobriu como contar os neurônios dos cérebros humanos e de outros animais; e Alan Alves Brito, que pesquisa o ensino de física e astronomia pela perspectiva afro-indígena, além de Duília Fernandes de Mello astrônoma que colabora com equipes da NASA desde 1997.
No grupo dos pioneiros estão Carlos Chagas, Berta Lutz, Adolpho Lutz, Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, Vital Brasil e Oswaldo Cruz. Todos cientistas que deixaram seus nomes na história por meio de suas descobertas, como vacinas e identificação de causadores de doenças ou pela atividade social. No conjunto estão o soro antiofídico, o barbeiro como transmissor da febre amarela e a doença de chagas. O livro lembra também de coincidências históricas, como as falsas notícias divulgadas no início do século XX de que, quem se vacinasse, viraria boi. Agora, no século XXI a ameaça foi com jacaré.
Para Daniela Chindler, diretora da Sapoti e coordenadora da edição, o lançamento do livro neste momento é simbólico, depois das ameaças de verbas públicas para as universidades e da desvalorização do pensamento científico e divulgação de fake news.
– Estamos levando, para jovens leitores, ideias e descobertas de pessoas que pensam, estudam, pesquisam e propõem melhores caminhos para a sociedade. Ensinar ciência para as crianças colabora para a compreensão e transformação do mundo” – afirma a escritora.
CIENTISTAS BRASILEIROS
ORGANIZAÇÃO: DANIELA CHINDLER
ILUSTRAÇÃO: CAMILO MARTINS
EDITORA SAPOTI PROJETOS CULTURAIS 😕
120 PÁGINAS
VALOR: R$35
0 comentários