Aos bagunceiros de plantão, um aviso: acabaram as desculpas para não arrumar a casa. O livro “Quem tem medo de faxina?”, lançado pela Editora Intrínseca, é um passo a passo que torna a rotina de limpeza e organização mais rápida, prática e eficiente. Escrito a quatro mãos pela jornalista Carol Zappa e pela ex-diarista e influenciadora Suhellen Kessamiguiemon, o guia vai desvendando os mistérios de uma boa arrumação, tirando da cartola alguns truques que nossas avós já colocavam em prática para transformar a casa em um ambiente mais agradável para o convívio.
No livro, as autoras sugerem cronogramas de arrumação para toda a família e orientam como inserir a faxina de maneira educativa na rotina das crianças. E a obra tem espaço para receitas caseiras que podem substituir produtos industrializados, além de informações sobre qual tipo de produto é adequado para cada cômodo, como definir as prioridades da casa e dicas para ocasiões específicas, como, por exemplo, “o que fazer quando o pet faz xixi no lugar errado?”.
Carol e Shhellen se uniram para escrever o guia, que tem várias dicas.
O encontro das duas foi um feliz esbarrão. Durante a pandemia, sem trabalho, Suhellen se reinventou criando na internet o perfil “Diário da Diarista” com dicas sobre o (nada) doce mundo da faxina, reunindo milhares de seguidores (atualmente com mais de 36 mil). Ligada nas redes, a jornalista acompanhou o movimento e acabou fazendo uma entrevista que chamou a atenção de uma editora que decidiu unir as duas em um livro. E assim, dois anos depois, surgiu “Quem tem medo de faxina?”, que tem lançamento nesta quinta, dia 29/6, no Prosa na Cozinha (Alberto Ribeiro 26), a partir das 19h, com a presença das autoras.
Aos 36 anos, a mineira Suhellen continua deixando a vida (e a faxina) a levarem, deixando o glamour de lado e fugindo de ostentações, preferindo se definir como “a louca do Vinagre” ou “subcelebridade da internet”. Para ela, a organização da casa não é apenas uma questão de higiene, mas também importante para manter a saúde mental em dia:
– Depois de ter trabalhado com isso por alguns anos, vi que a limpeza vai muito além de varrer o chão — tem a ver com tornar a sua casa um refúgio. Isso não deve ser um fardo. Precisamos encontrar um equilíbrio entre manter as coisas em ordem e fazer o que amamos – explica a coautora.
QUEM TEM MEDO DE FAXINA
Carol Zappa e Suhellen Kessamiguiemon
Editora Intrínseca
144 páginas
Preço: R$ 49,90
0 comentários