O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro inaugurou no sábado (19/10), às 11h, duas exposições que contam com a diversidade da arte contemporânea. A mostra individual “Giras na Terra, Giras no Mar”, de Luanda, e a coletiva “O Mistério das Coisas por Baixo das Pedras e dos Seres” apresentam, juntas, mais de 40 obras que transitam entre referências consagradas e novos talentos. A entrada é gratuita, com visitação até 5 de janeiro de 2025.
A exposição “Giras na Terra, Giras no Mar” destaca a relação entre arte e religiosidades de matriz africana, trazendo cerâmicas e grandes pinturas que representam a dualidade entre terra e mar. Já a mostra coletiva “O Mistério das Coisas por Baixo das Pedras e dos Seres” reúne artistas como Athos Bulcão e Nuno Ramos, além de nomes emergentes, propondo uma reflexão sobre as conexões entre o humano e a natureza.
Na abertura, o público poderá conferir performances ao vivo, como a de Luanda, que se apresentará com a comunidade de terreiro de Umbanda Tenda do Junco Verde, e a performance “Amar-u: corpo-expandido ciborgue”, de Carolina Kasting. O evento ocorre no pavilhão de exposições do museu, na Gávea, com visitação de terça a domingo, das 9h às 16h.
Serviço:
Abertura das exposições: 19 de outubro de 2024 (sábado), às 11h
Local: Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro — Estrada Santa Marinha s/n.º, Gávea
Período: De 19/10/24 a 05/01/25
Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 16h
Entrada: Gratuita | Classificação livre
0 comentários