23 de setembro de 2024
MOSTRA COM SOBRAS OCUPA ATELIER NO HORTO

O Atelier Fernando Jaeger vai reunir arquitetos e artistas plásticos em torno da responsabilidade ambiental, a partir de 24 de setembro, quando abre a mostra “Sobras e restos nos interessam”.  A ideia surgiu quando a designer Regina Kato, sócia de Fernando no Rio de Janeiro, estava arrumando o galpão da marca, no Santo Cristo, e descobriu várias sobras de materiais. Ela convidou a jornalista Simone Raitzik para assinar com ela a curadoria do evento, e, juntas, montaram duplas de arquitetos e artistas para criar ambientes e peças nos dois espaços no Jardim Botânico: no atelier, que fica no casarão tombado da rua Corcovado, e na loja, que funciona como vitrine, na rua Von Martius.  

Ao todo quatro ambientes da casa serão decorados pelas duplas convidadas. A designer Monica Carvalho – que há 25 anos trabalha com material orgânico -, faz dobradinha com a Casa 108, ocupando a sala principal. No espaço ao lado, a Ati Arquitetura, de Luiza Bottino e Valeska Ulm, marcam presença com um ambiente clean, com painel assinado por Bebel Franco, feito com reaproveitamento de tecidos. Coube à Juca e à arquiteta Tatiana Felner, usar a varanda e o jardim de entrada para suas criações com lãs. O evento vai apresentar ainda um novo espaço de interação: a antiga sala no andar de cima, que antes era usada pelo administrativo da empresa ganhou uma repaginada da Grão Arquitetura. Completando o ambiente, estão seres interativos de acrílico, criados por Neco, que há mais de 20 anos trabalha com ilustrações, fotografia e arte educação. 

Os seres vivos de Neco ocupam o novo ambiente da casa

O quinto espaço é a Vitrine, loja de rua, próxima ao Ateliê, que ficou aos cuidados do figurinista Antonio Medeiros, que vai criar ambientação para receber suas obras, criadas a partir do couro, além das peças feitas por Fernando Jaeger com sobras da indústria, como  ecobags, banco Cepo e tábuas de cozinha. 

– Achei sobras de acrílico, lãs, tecidos e couro, matérias-primas usadas na nossa produção. Tudo isso merecia ser melhor aproveitado do que ir simplesmente para o lixo. E estou muito satisfeita com o resultado. Os artistas convidados entenderam a proposta e estão criando coisas incríveis. – afirma Regina. 

Essa não é a primeira vez que o Atelier Fernando Jaeger abre as portas para o coletivo. Desde 2021, Regina começou a promover esses encontros, unindo arquitetos, artistas plásticos, designers e paisagistas para ocupar o casarão, a fim de movimentar o espaço depois da pandemia. Junto com Simone, ela está sempre criando eventos, como as mostras “Atelier Botânico”, “10 x 12 – 10 ambientes, 12 ceramistas” e  “A casa de quem cria”, entre outros.  

– Essa troca de ideias é importante para o mercado, isso ajuda na criação e fortalece o coletivo. – aposta Regina. 

MOSTRA SOBRAS E RESTOS NOS INTERESSAM

A PARTIR DE 24 DE SETEMBRO 

ATELIER FERNANDO JAEGER – RUA CORCOVADO 252 – JARDIM BOTÂNICO

VITRINE FERNANDO JAEGER 

RUA PACHECO LEÃO 320 – BLOCO A – LOJA F* (ao lado do La Bicyclette)

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, de 10h às 19h

Sábado, de 10h às 15h

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados