As obras do segundo trecho do projeto Naturalização da Lagoa Rodrigo de Freitas estão prestes a ser concluídas. Após o sucesso da primeira fase, próxima ao Parque do Cantagalo, que ajudou a acabar com os alagamentos frequentes e aumentou a biodiversidade, as intervenções agora se concentram no trecho do Parque dos Patins. Uma área de cerca de 1000 metros quadrados está sendo devolvida à lagoa, com o desvio de parte da ciclovia e a reintegração do trecho ao corpo hídrico.
Seguindo o modelo da etapa anterior, a área alagada servirá como habitat para a fauna local e berçário para plantas nativas, reforçando o equilíbrio ecológico da região. As obras já concluíram a retirada da pavimentação e o aumento da permeabilidade da margem, além da construção de um novo passeio em concreto. O projeto está em fase de plantio e reposicionamento da cerca protetora, que delimitará o espaço.
Coordenado pelo biólogo Mario Moscatelli e pela paisagista Carolina Moscatelli, o projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, em parceria com a Fundação Rio-Águas e a Subprefeitura da Zona Sul. Segundo a Subprefeitura, na terça-feira, dia 15, Moscatelli vai celebrar os 35 anos do projeto Manguezal da Lagoa com um plantio na área que está sendo naturalizada. E entre os dias 23 e 24 de outubro, o novo espaço, no Parque dos Patins deve ser inaugurado.
0 comentários