26 de agosto de 2021
NUTRIÇÃO INTEGRATIVA TEM ALIMENTAÇÃO COMO ALIADA

Saúde integral poderia ser um sinônimo para nutrição. Ainda mais nesses tempos de pandemia, em que comer bem passou a ser considerado um ato de prevenção de saúde e não mais uma questão apenas de moda. Como a busca por uma vida saudável não é tão simples quanto parece, os profissionais da área têm tido trabalho dobrado e merecem todas as homenagens no próximo Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto.

Em seu consultório no Lach Laboratório, no Jardim Botânico, a nutricionista clínica e funcional Taissa Müller tem acompanhado a mudança de objetivos de seus pacientes/clientes. Além de emagrecer, ganhar massa muscular, perder gordura e melhorar a pele, ela afirma que aumentou a procura de pessoas que querem melhorar a disposição, a libido e o sono, entre outras coisas:

– Atualmente, minhas consultas não se limitam a um plano alimentar. Meu maior desafio é desenvolver nas pessoas uma relação salutar com a comida, sem culpa e sem rótulos, literalmente. Levo em conta o dia a dia de cada um, visando a melhoria da qualidade de vida, a prevenção de doenças e a longevidade com saúde – explica.  

Taissa segue atendendo presencialmente e on-line. As consultas remotas possibilitaram consultas de pessoas que estão morando fora do Brasil.  Após um ano e meio de pandemia e a continuidade do trabalho em home-office, ela recomenda não ter disponível em casa alimentos que não são saudáveis e evitar ficar muitas horas consecutivas sentado: “Ainda não dá para dizer que as pessoas estão comendo melhor, mas percebo uma preocupação legítima com isso”, avalia.

Com mais de 15 anos de experiência, Taissa gosta e aplica o conceito de nutrição integrativa, acreditando que a alimentação é parte de todo o processo de saúde a ser percorrido.  Para ela, a alimentação é uma forte aliada para manter a imunidade em alta e diminuir o risco de desenvolver doenças. Não se trata de comer um alimento específico, mas sim de ter uma rotina de alimentação e práticas saudáveis: “Uma alimentação baseada em frutas, legumes e verduras é sempre a melhor opção. Os alimentos ricos em vitamina C, como limão, caju e laranja, ajudam a prevenção de várias doenças”, avisa. A questão da sazonalidade precisa ser levada em conta não só na hora da compra de alimentos, mas também na forma de prepará-los:

– Se saladas não agradam no inverno, troque por folhas refogadas, legumes cozidos e sopas. A ingestão de líquidos e os exercícios também não podem ser negligenciados. Mesmo que a sede tenha diminuído com o frio, beba mais chás; se não consegue acordar cedo para fazer exercícios, mude o horário da atividade – orienta.

Para quem está na expectativa do primeiro verão pós-vacina, Taissa lembra que a história e as particularidades de cada pessoa devem ser avaliadas por um profissional. Uma dica especial para os leitores do JB em Folhas é Bowl Vegano. Confira a receita abaixo:

BOWL VEGANO

Ingredientes:

Mix de folhas;
1 brócolis americano;
1 folha de couve-flor pode usar a couve-flor também;
2 pedaços abóbora cabotiá;
azeite de oliva
1 colher de sopa de abacate
tofu
gergelim, semente de abóbora e girassol
1 colher de sopa de tahine
shoyo de coco
1 limão
pimenta do reino e sal

Modo de preparo:

Cozinhe o brócolis no vapor. Coloque no forno a couve-flor com as folhas e a abóbora. Tempere com azeite e sal a abóbora. Adicione 1 colher de sopa de tahine na couve-flor. Corte e grelhe o tofu com shoyo de coco e salpique gergelim. Deixe douradinho. Monte o bowl e salpique nas folhas semente de abóbora e girassol. Tempere as folhas com limão e pouco azeite.

Você encontra outras dicas na conversa com Taissa Müller, na Live in JB #30, disponível no canal do JB em Folhas no YouTube.

LABORATÓRIO LACH
Agendamento pela central (21) 2549-8141, por WhatsApp (21) 98143-1136 ou e-mail lach@lach.com.br.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

CINCO PERGUNTAS COM DR. PIETRO VANNI

CINCO PERGUNTAS COM DR. PIETRO VANNI

Clínica Gravital se tornou referência em tratar com cannabis medicinal, sintomas de doenças como ansiedade, insônia, transtornos do desenvolvimento, fibromialgia e condições neurodegenerativas

IECAC GANHA CENTRO DE IMPLANTE

IECAC GANHA CENTRO DE IMPLANTE

Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) inaugura novo Centro de Implante de Válvulas Cardíacas

BUDDHA SPA CHEGA PARA DEIXAR A REGIÃO ZEN

BUDDHA SPA CHEGA PARA DEIXAR A REGIÃO ZEN

A rede de franquias abriu uma unidade na Gávea e até novembro, vai contar com uma outra no Jardim Botânico. A meta é ter mais 20 unidades até o final do ano.