18 de agosto de 2022
O AZULEJO QUE VIROU LIVRO

Ladrilha é o nome de um projeto de ocupação do espaço público pela poesia, que circula há cinco anos em forma de azulejos espalhados pelo Rio de Janeiro.  Agora ele ganha um novo contorno, com o livro “Mar é sempre beira pra quem tem medo de fundo”, da editora mineira Crivo. Criado em 2017 pela jornalista Fernanda Moreira, o projeto começou com azulejos espalhados pelo Rio de Janeiro com o objetivo de dialogar com as ruas a partir da palavra e do afeto. Hoje, já são mais de 300 peças coladas aqui, em São Paulo e em Salvador, todas autorais e ligadas às temáticas feministas, políticas e literárias. O livro reúne alguns dos textos já expostos nesses espaços e outros inéditos, entre poesia e prosa, escritos no período de 2012 a 2022.

Este é o primeiro livro de Fernanda, que ganhou, em 2020, o troféu Ujaama, iniciativa do Olodum, em Salvador, em homenagem a 20 mulheres do Brasil e do mundo com iniciativas culturais.  Ela também já circulou com sua oficina de poesia em espaços como Museu de Arte do Rio de Janeiro, Fundição Progresso, Circo Voador e escolas de ensino público. Para ela, o livro é um desdobramento importante de todo esse percurso e pesquisa em torno da palavra: “A Ladrilha é um projeto de ocupação: da rua e de mim. É inteiramente autoral e feminino, e nasceu da minha necessidade de criar literatura em uma plataforma que fosse viva, para além do on-line. A rua é o lugar que escolhi para ser a minha maior vitrine e a minha maior página”, atesta.

O prefácio do livro é assinado pela jornalista Bianca Ramoneda, que ficou amiga da autora desde que conheceu seu trabalho a partir de um muro ocupado, no bairro do Catete, no Rio de Janeiro: “A forma como a Fernanda escreve te leva para um mundo fluido habitado por imagens, sentimentos, emoções, descobertas, solidões e amores. Nos muros expandidos, que são as páginas de um livro, ela ganha espaço para ser extensa e profunda. Seu fôlego como autora vai muito além de suas sínteses poéticas”, reflete Bianca.

“Mar é sempre beira para quem tem medo de fundo”
Autor: Fernanda Moreira
Editora: Crivo Editorial
100 páginas
R$ 40,00

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

DENISE CRISPUN LANÇA SEU PRIMEIRO ROMANCE DIA 23/11

DENISE CRISPUN LANÇA SEU PRIMEIRO ROMANCE DIA 23/11

Denise Crispun lança seu primeiro romance “Constelações Hipócritas”, que recebeu, em 2023, o Prêmio Carolina Maria de Jesus, e foi apresentado, em primeira mão, na Flip deste ano, em Paraty