8 de abril de 2021
O HOSPITAL DA LAGOA É DO SUS

O Hospital Federal da Lagoa é uma verdadeira joia da Coroa e, ao longo de sua história, tem sido alvo de cobiça tanto no setor público quanto no privado. A disputa mais recente data de 23 de março deste ano, quando o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, demonstrou interesse em transformar o Hospital Federal da Lagoa em uma unidade de saúde estadual. Mesmo negada pela administração, o temor pela estadualização do hospital contribuiu para a organização de um protesto, dois dias depois, quando os manifestantes caminharam do hospital até a sede da Rede Globo, denunciando a precariedade da rede federal, que teve centenas de leitos interditados após a demissão de profissionais em plena pandemia de COVID-19.

O terreno onde o Hospital da Lagoa foi construído pertenceu à Companhia de Fiação e Tecelagem Corcovado, que encerrou suas atividades na década de 1940 e teve sua propriedade desmembrada em lotes. Localizado em área nobre da cidade, o imóvel poderia ter se tornado um hotel de luxo, como chegaram a sugerir durante sua construção, de 1955 a 1962. Marco da arquitetura modernista, o prédio de 10 pavimentos foi projetado por Oscar Niemeyer, que utilizou em sua estrutura, pela primeira vez, pilotis em V, que viria a se tornar uma de suas principais marcas (fotos abaixo). Outras características dos projetos do mestre são as fachadas envidraçadas – que, no caso do HFL, garantem vista privilegiada para a Lagoa Rodrigo de Freitas – ou com cobogós e brises (foto abaixo), para proteger os ambientes internos da insolação. Na área externa, há obras dos parceiros de Oscar Roberto Burle Marx, que desenhou o os jardins e canteiros do hospital, e Athos Bulcão, que criou um mural de azulejos (foto abaixo) especialmente para o local. Dada sua importância, o edifício foi tombado em 1992 pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).

Antes de passar ao controle do Governo Federal, o Hospital da Lagoa pertenceu à Sul América, ao Banco Lar Brasileiro e ao Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB), tornando-se conhecido na época como Hospital dos Bancários. A unidade passou a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da criação da rede, em 1990. Desde 2018 dirigido pelo cirurgião vascular Vasco Lauria da Fonseca Filho (funcionário de carreira, com 48 anos de casa), o HFL não oferece atendimento de emergência, mas conta com 244 leitos instalados e realiza cerca de 8.500 consultas por mês.

A unidade é especializada em atendimentos de média e alta complexidade, com destaque para cirurgias oncológicas adulto e infantil, hematologia, ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia, estando aparelhado para realizar procedimentos complexos, inclusive cirurgias como as de retina e vítreo. O hospital oferece ainda diversos tipos de apoio à comunidade por meio do setor Lagoa Voluntário, que abriga iniciativas como Zooterapia com Pôneis, Sereias Carecas, Ledor para Pacientes Internados, Brinquedoteca e Recreação, além do Café Cidadão e Água na Bandeja.

Hospital Federal da Lagoa
Rua Jardim Botânico 501

*Por Betina Dowsley

4 Comentários

  1. Maria Aparecida do Nascimento

    Muito lindo!

    Responder
  2. Eliane Assunção

    Eu tive com uma amiga ela foi muito bem atendida um hospital que tem um grande suporte de alta excelência eu indico esse é o melhor sem sombras de dúvidas

    Responder
  3. Rejane Souza Sales

    Por que retiraram a escultura do clipe gigante do jardim do Hospital da lagoa?

    Responder
    • JB em Folhas

      Olá, não sei dizer.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. PROJETO ELEVA AUTOESTIMA DE PACIENTES COM CÂNCER – JB em Folhas - […] somente em 2010 e, desde então, vem promovendo eventos técnicos, debates e palestras. No Hospital Federal da Lagoa, o…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

HÍPICA DE PORTAS ABERTAS

HÍPICA DE PORTAS ABERTAS

Com 86 anos, o clube vem buscando novos sócios e valorizando o hipismo em provas nacionais e internacionais.