20 de abril de 2023
O IMPORTANTE É DANÇAR E EXERCITAR CORPO E MENTE!

Ao contrário do que pensa Cazuza, quem tem um sonho pode dançar, sim!  Já está comprovado pela ciência que mexer o corpo, seja desde um pequeno rebolado até a maior das coreografias, faz bem para a saúde física e mental. E na próxima semana, existe um motivo a mais para seguir o ritmo de qualquer música:  é que em  29 de abril é celebrado o Dia Internacional da Dança. A data foi criada pela UNESCO, em 1982, em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre, bailarino e professor francês, considerado um dos grandes revolucionários da arte. Por ironia do destino, uma importante bailarina que fez história no Brasil, nasceu nesta mesma data: Marika Gidali, uma das fundadoras do Ballet Stagium, em São Paulo.

O Jazz Carlota Portella promete fazer um flash mob surpresa no bairro no dia 29/4

Já virou tradição no Jazz Carlota Portella (JCP) celebrar a data e, ao longo da semana, de 24 a 27/4,  a academia vai promover aulas abertas que serão divididas entre jazz, charme, street dance, balé clássico e yoga, em diferentes níveis e horários. É só agendar e soltar o corpo. Gratuitamente.  

 

-Trabalhamos muito com a frase “Quem dança é mais feliz.”  Nestes 41 anos de estrada, observamos o poder que a dança tem de transformar pessoas e familiares– afirma Thereza Mascotte, atualmente à frente do Jazz Carlota Portella, que está ensaiando com suas alunas uma coreografia e promete um flash mob surpresa no quarteirão da academia no próprio sábado, dia 29/4.

Ciente da importância da dança, a instituição, que fica no começo da rua Jardim Botânico, vem cada vez mais trabalhando a inclusão social e apostando no projeto  “Adote 1 Bailarina”, para reduzir esta diferença. Através dele, é possível financiar uma bolsa na academia para alunos que não tenham condição de pagar. 

Aluna do JCP desde os 13 anos, Claudia Mauro é uma entusiasta da dança, que começou aos três anos de idade, com balé clássico e não parou mais. Atualmente em cartaz com o espetáculo “A vida passou por aqui”,  a atriz só tem a agradecer a esta arte:

– Eu aprendi muito com a dança. Através dela eu aprendi a ter disciplina, a cuidar da saúde e a ser mais leve com a vida, afinal dançar é uma terapia, além de um exercício maravilhoso para o corpo. Não abro mão! 

______________________________

A Sauer Danças e a turmas Jazz 50+ e Baby Dance. Sophia Sauer (à direta) é a 4a geração da família.

A Sauer Danças vai muito além de uma escola de dança. Basta entrar na querida casa de pedras, que fica no alto da rua Lopes Quintas, para sentir a energia de diferentes gerações que se encontram por um objetivo maior: levar alegria e transformação para a vida de seus alunos através da dança! 

Criada em 2003 por Pat Sauer, a Sauer Danças é uma empresa familiar que está na quarta geração de bailarinos e segue os passos de Enid Sauer, percursoras do jazz dance no Brasil,  que viveu uma linda história de amor com a dança até seus 94 anos. 

Aberta à todas as idades, corpos e níveis de conhecimento, o espaço oferece atividades como Baby Dance (para crianças a partir de 2 anos), Jazz Infantil, Jazz Teen (para adolescentes), Jazz Adulto e Jazz 50+ que é uma aula direcionada às alunas mais “maduras”, sejam elas iniciantes ou mais experientes, e  faz sucesso por ser descontraída, dinâmica e divertida.

-A ideia é que as pessoas se sintam bem aqui, não existe cobrança pela perfeição”, explica Sophia Sauer, filha de Pat e professora de jazz.

Sonia Novaes é uma das alunas que arriscou as aulas do Jazz 50+ e se apaixonou. “Nunca tinha feito dança por falta de oportunidade, mas fui com a cara , a coragem e a vontade de fazer uma coisa que sempre gostei. E foi uma descoberta incrível! Faz bem para o corpo e para alma. A Sauer é uma grande família!”, se refere com muito carinho à esta nova experiencia que hoje é fundamental em seu dia a dia.

As aulas experimentais podem ser marcadas através do nosso telefone ou Whatsapp.

 

______________________________

A dança vem de todos os cantos, inclusive de Belém do Pará, onde nasceu Milene Abinader (foto), que acaba de abrir sua academia nas dependências do tradicional colégio Divina Providência. A bailarina clássica – formada pela Royal Academy of Dance, em Londres, teve grandes mestres na dança, como Vera Lúcia Torres e Ana Unger, Eugenia Feudorova e Liudmilla Polonskaya, entre outras e está realizando o sonho de abrir seu próprio empreendimento, com o Mi Abinader Studio de Dança.  O espaço oferece atividades para crianças, adultos e idosos, passando por jazz e balé clássico, além de investir em novidades como aulas de samba e axé, com os professores Kiara Alves e Nerinaldo Valente.

– Eu abri a academia em março deste ano e estou tendo um bom retorno de alunos e muita procura, inclusive do público adulto que, agora, depois da pandemia, está tendo uma necessidade de movimentar seu corpo, socializar e tornar a mente mais saudável” – afirma a professora.

 

 

 

BENEFÍCIOS DA DANÇA

  • Queima de calorias; 
  • Melhoria do condicionamento físico;
  • Fortalecimento ósseo e da musculatura corporal; 
  • Aumento da frequência cardíaca e respiratória; 
  • Melhora no aprendizado, na coordenação motora,
  • Ajuda a ter disciplina 
  • Melhora o bom humor 

CARLOTA PORTELLA

Rua Jardim Botânico 119 – Jardim Botânico

Segunda a sábado ???

Tel: 21.2539-0694 | WhatsApp: 21.99911-0221

Instagram: @jazzcarlotaportella

 

SAUER DANÇAS

Rua Lopes Quintas 576 

Segunda a sexta – 9h às 20h

Tel: 21.2274-1546 / WhatsApp 99922-5887

Instagram: @sauer_dancas

 

MI ABINADER STUDIO DE DANÇA

Rua Lopes Quintas 274

De Segunda a sexta, a partir das 9h

Tel: 21.96992-1372

Instagram: @miabinaderdanca

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

IECAC GANHA CENTRO DE IMPLANTE

IECAC GANHA CENTRO DE IMPLANTE

Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) inaugura novo Centro de Implante de Válvulas Cardíacas

BUDDHA SPA CHEGA PARA DEIXAR A REGIÃO ZEN

BUDDHA SPA CHEGA PARA DEIXAR A REGIÃO ZEN

A rede de franquias abriu uma unidade na Gávea e até novembro, vai contar com uma outra no Jardim Botânico. A meta é ter mais 20 unidades até o final do ano.