Ao contrário do que pensa Cazuza, quem tem um sonho pode dançar, sim! Já está comprovado pela ciência que mexer o corpo, seja desde um pequeno rebolado até a maior das coreografias, faz bem para a saúde física e mental. E na próxima semana, existe um motivo a mais para seguir o ritmo de qualquer música: é que em 29 de abril é celebrado o Dia Internacional da Dança. A data foi criada pela UNESCO, em 1982, em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre, bailarino e professor francês, considerado um dos grandes revolucionários da arte. Por ironia do destino, uma importante bailarina que fez história no Brasil, nasceu nesta mesma data: Marika Gidali, uma das fundadoras do Ballet Stagium, em São Paulo.
O Jazz Carlota Portella promete fazer um flash mob surpresa no bairro no dia 29/4
Já virou tradição no Jazz Carlota Portella (JCP) celebrar a data e, ao longo da semana, de 24 a 27/4, a academia vai promover aulas abertas que serão divididas entre jazz, charme, street dance, balé clássico e yoga, em diferentes níveis e horários. É só agendar e soltar o corpo. Gratuitamente.
-Trabalhamos muito com a frase “Quem dança é mais feliz.” Nestes 41 anos de estrada, observamos o poder que a dança tem de transformar pessoas e familiares– afirma Thereza Mascotte, atualmente à frente do Jazz Carlota Portella, que está ensaiando com suas alunas uma coreografia e promete um flash mob surpresa no quarteirão da academia no próprio sábado, dia 29/4.
Ciente da importância da dança, a instituição, que fica no começo da rua Jardim Botânico, vem cada vez mais trabalhando a inclusão social e apostando no projeto “Adote 1 Bailarina”, para reduzir esta diferença. Através dele, é possível financiar uma bolsa na academia para alunos que não tenham condição de pagar.
Aluna do JCP desde os 13 anos, Claudia Mauro é uma entusiasta da dança, que começou aos três anos de idade, com balé clássico e não parou mais. Atualmente em cartaz com o espetáculo “A vida passou por aqui”, a atriz só tem a agradecer a esta arte:
– Eu aprendi muito com a dança. Através dela eu aprendi a ter disciplina, a cuidar da saúde e a ser mais leve com a vida, afinal dançar é uma terapia, além de um exercício maravilhoso para o corpo. Não abro mão!
______________________________
A Sauer Danças e a turmas Jazz 50+ e Baby Dance. Sophia Sauer (à direta) é a 4a geração da família.
A Sauer Danças vai muito além de uma escola de dança. Basta entrar na querida casa de pedras, que fica no alto da rua Lopes Quintas, para sentir a energia de diferentes gerações que se encontram por um objetivo maior: levar alegria e transformação para a vida de seus alunos através da dança!
Criada em 2003 por Pat Sauer, a Sauer Danças é uma empresa familiar que está na quarta geração de bailarinos e segue os passos de Enid Sauer, percursoras do jazz dance no Brasil, que viveu uma linda história de amor com a dança até seus 94 anos.
Aberta à todas as idades, corpos e níveis de conhecimento, o espaço oferece atividades como Baby Dance (para crianças a partir de 2 anos), Jazz Infantil, Jazz Teen (para adolescentes), Jazz Adulto e Jazz 50+ que é uma aula direcionada às alunas mais “maduras”, sejam elas iniciantes ou mais experientes, e faz sucesso por ser descontraída, dinâmica e divertida.
-A ideia é que as pessoas se sintam bem aqui, não existe cobrança pela perfeição”, explica Sophia Sauer, filha de Pat e professora de jazz.
Sonia Novaes é uma das alunas que arriscou as aulas do Jazz 50+ e se apaixonou. “Nunca tinha feito dança por falta de oportunidade, mas fui com a cara , a coragem e a vontade de fazer uma coisa que sempre gostei. E foi uma descoberta incrível! Faz bem para o corpo e para alma. A Sauer é uma grande família!”, se refere com muito carinho à esta nova experiencia que hoje é fundamental em seu dia a dia.
As aulas experimentais podem ser marcadas através do nosso telefone ou Whatsapp.
______________________________
A dança vem de todos os cantos, inclusive de Belém do Pará, onde nasceu Milene Abinader (foto), que acaba de abrir sua academia nas dependências do tradicional colégio Divina Providência. A bailarina clássica – formada pela Royal Academy of Dance, em Londres, teve grandes mestres na dança, como Vera Lúcia Torres e Ana Unger, Eugenia Feudorova e Liudmilla Polonskaya, entre outras e está realizando o sonho de abrir seu próprio empreendimento, com o Mi Abinader Studio de Dança. O espaço oferece atividades para crianças, adultos e idosos, passando por jazz e balé clássico, além de investir em novidades como aulas de samba e axé, com os professores Kiara Alves e Nerinaldo Valente.
– Eu abri a academia em março deste ano e estou tendo um bom retorno de alunos e muita procura, inclusive do público adulto que, agora, depois da pandemia, está tendo uma necessidade de movimentar seu corpo, socializar e tornar a mente mais saudável” – afirma a professora.
BENEFÍCIOS DA DANÇA
- Queima de calorias;
- Melhoria do condicionamento físico;
- Fortalecimento ósseo e da musculatura corporal;
- Aumento da frequência cardíaca e respiratória;
- Melhora no aprendizado, na coordenação motora,
- Ajuda a ter disciplina
- Melhora o bom humor
Rua Jardim Botânico 119 – Jardim Botânico
Segunda a sábado ???
Tel: 21.2539-0694 | WhatsApp: 21.99911-0221
Instagram: @jazzcarlotaportella
Rua Lopes Quintas 576
Segunda a sexta – 9h às 20h
Tel: 21.2274-1546 / WhatsApp 99922-5887
Instagram: @sauer_dancas
Rua Lopes Quintas 274
De Segunda a sexta, a partir das 9h
Tel: 21.96992-1372
Instagram: @miabinaderdanca
0 comentários