Texto: Chris Martins
“Eu deixo a vida me levar.” A declaração parece de Zeca Pagodinho, mas pertence ao inglês Richard David Court, mais conhecido como Ritchie, que com 71 anos, tem mais tempo de Brasil do que na sua terra natal. Há 40 anos ele compôs o hit “Menina Veneno” para seu primeiro álbum, “Voo de Coração” que vem atravessando gerações. Decidido a não deixar passar em branco este marco, o cantor e compositor, junto com seu empresário Steve Altit, montou o show “A Vida Tem Dessas Coisas”, que está rodando o Brasil e chega à Gávea na sexta-feira, dia 15 de dezembro, para uma apresentação no Arena Jockey, que promete ser histórica.
– Quando decidimos fazer esta turnê, não tínhamos ideia do tempo que seria e encontramos plateias ensandecidas pelo Brasil. Venho me apresentando em casas lotadas, com um público em torno de duas mil pessoas. Na Arena, pelos meus cálculos, cabem cinco mil e vai ser lindo!. – afirma o cantor.
Para este show, que aposta em muitos efeitos visuais, o artista, que assina a direção musical, fez questão de se cercar dos melhores. Ele convidou Jorge Espírito Santo para a direção geral, enquanto Alexandre Arrabal e Kiko Dias ficaram responsáveis pela direção de arte e no projeto de luz está Césio Lima, o nome por trás da iluminação dos maiores shows nacionais e internacionais no país, incluindo Rock in Rio. A banda é formada por Eron Guarnieri (teclados e vocais), Igor Pimenta (contrabaixo), Renato Galozzi (guitarras, violões e vocal), Hugo Hori (sax, flauta e vocais), Luiz Capano (bateria). “Estou muito bem acompanhado”, garante Ritchie.
Ritchie se apresenta na Arena Jockey dia 15/12
Morador da região há 40 anos, mesmo tempo do seu grande sucesso, o compositor se orgulha em dizer que seu mundo é aqui e que faz tudo a pé, já que abriu mão de ter carro há muitos anos. Na Lagoa Rodrigo de Freitas, enquanto caminha, ele aproveita para meditar e fazer seus ensaios musicais. “Eu sigo andando, cantando e apreciando a paisagem”, brinca. Do tipo caseiro, Ritchie não sai à noite, salvo quando faz show, e não frequenta os restaurantes da região. “Hoje eu prefiro o sossego da minha casa, para ouvir meus discos e fazer minha própria comida”, diz ele que, aos 71 anos, mudou seus hábitos desde que completou 60. Atualmente sua rotina é acordar entre 6h e 7h, dormir oito horas por dia e não tomar bebidas alcoólicas.
– Estou tentando cuidar da minha saúde da melhor forma possível, tomando muita água, praticando esportes e levando uma vida mais saudável para conservar a voz. Tem sido bom para mim – confessa o músico.
Antes da Lagoa, Ritchie morou em São Conrado, onde era vizinho de Lobão e de Evandro Mesquita, e guarda bons momentos desta época. “No prédio aconteciam os ensaios da Blitz, enquanto Lobão compunha as músicas de “Cena de Cinema” e eu gravava o meu primeiro álbum. Três discos importantes do rock brasileiro saíram de um único prédio”, lembra ele, considera a Música Brasileira como a mais rica do planeta em termos de cultura musical. “Eu nunca vi nada igual, nem na Inglaterra. É impressionante a diversidade.”
Ritchie – Show “A vida tem dessas coisas”
Arena Jockey
Jockey Club Brasileiro – Praça Santos Dumont, 31 – Gávea – RJ
Telefone: (21) 3534-9000
https://www.arenajockey.com.br/
0 comentários