1 de novembro de 2023
ISIS RANGEL EM DOIS TEMPOS NO JB

Foto capa: Vantoen Pereira Jr.

“Todo mundo gosta de acarajé/O trabalho que dá pra fazer é que é”, já cantava Dorival Caymmi em sua canção “Preta do Acarajé”. Mas a rainha da iguaria no Jardim Botânico é uma baiana legítima, porém  loura. Natural de Canavieiras, no sul da Bahia, Isis Rangel há cinco anos apostou em abrir um espaço no Jardim Botânico para mostrar seu tempero soteropolitano. “Sabores de Gabriela”, na Rua Maria Angélica, deu tão certo que ela agora ela assume um novo ponto no bairro o restaurante “Gabriela Gourmet”, na esquina da Rua Lopes Quintas com a Visconde de Carandaí, onde era o “Malkah”, dividindo com a filha Érika a dobradinha na gestão da casa.

– A proposta agora é oferecer pratos um pouco mais sofisticados, com uma pegada contemporânea, mas sempre com um pé na Bahia. Não vou abandonar minhas moquecas! – brinca a chef.

Cardápio do Gabriela Gourmet aposta na baianidade contemporânea (Foto: Filico)

“Gabriela Gourmet” chega no bairro para ocupar um ponto nobre. “Quando a antiga chef saiu, achei que era uma boa oportunidade de chamar a minha mãe para assumir a cozinha. A ideia é que possamos experimentar mais, sem ficar restritos à comida caseira, apesar da paixão de minha mãe pelos pratos mais tradicionais”, explica Erika, que já está com o cardápio todo renovado e em soft opening. “Amo este lugar. Tem uma varanda muito agradável e uma vista linda”, confessa a gestora do espaço.

 

Foi em 1985, que a saga gastronômica da chef começou. Após um período morando em Lima, no início da década de 1980, Isis desembarcou no Rio de Janeiro acompanhada do marido e das três filhas, mas não para seguir carreira na cozinha. “Em Salvador, eu trabalhava como auditora fiscal. Vim para o Rio para trabalhar na representação do Governo da Bahia. Mas, infelizmente, não valia a pena financeiramente e resolvi abandonar o trabalho”, explica ela, que continua fã da culinária peruana.

 

Érika e Isis na varanda do Gabriela Gourmet      (Foto Chris Martins)

Autodidata no assunto, Isis sempre gostou de cozinhar e tinha o hábito de promover encontros culinários. “Minha casa sempre foi ponto de encontro para a comida boa”, dispara. Em 1989, então, junto a uma sócia, resolveram se aventurar de vez no universo gastronômico e foi fundado o Siri Mole, em Copacabana, que funcionou por 25 anos e chegou a ter uma filial aberta na Barra da Tijuca, com a filha Érika à frente até fechar em 2015.

Dois anos depois, Isis decidiu voltar à cozinha e, após procurar muito, se encantou por um pequeno espaço no Jardim Botânico, “Eu fiquei interessada na casa da Maria Angélica, mas o dono estava fazendo jogo duro, o que me fez desistir momentaneamente. Depois de algum tempo, um amigo me contou que o local ainda estava disponível, entrei em contato novamente e, dessa vez, deu tudo certo”, lembra a chef, que hoje é fã do bairro. “Tem uma atmosfera muito diferente”. Inaugurado, em 2018, o “Sabores de Gabriela”, possui uma pegada caseira, com um cardápio voltado à culinária baiana, especialidade de Isis. 

– Há duas coisas que tenho muita vontade de fazer neste restaurante: a primeira, é criar um prato com taioba, uma planta muito tradicional na Bahia. A outra, é poder incluir no cardápio meus cozidos, que são uma delícia. Pela primeira vez, tenho espaço para trazer os equipamentos necessários. No “Sabores”, fico numa sala muito pequena para isso – revela Isis.

📍Gabriela Gourmet
Rua Visconde de Carandaí, 02  – Jardim Botânico :
☎️Telefone: (21) 3580-3386
📱Whats App: (21) 97173-4320
Horário: Terça a sábado, das 12h às 23h, e aos domingos das 12h às 20h.

 

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MUITO ALÉM DE UM CAFÉ 

MUITO ALÉM DE UM CAFÉ 

A proposta de Claudia Almeida é transformar o Café Cacau & Tal em um ponto de encontro e cultura do JB.