A literatura a respeito do Rio de Janeiro do início do século passado ganha mais um capítulo. Nesta terça-feira (28/11), a partir das 19h, acontece o lançamento de “Muito além dos salões: Bebê Lima e Castro, musa do Rio em 1900”, de Marcelo Fagerlande, na Livraria Janela do Shopping da Gávea. Publicado pela Editora 7Letras, a obra retrata a vida de Violeta – ou Bebê, como era conhecida – Lima e Castro, cantora lírica que fazia sucesso nos salões da Cidade Maravilhosa e musa da chamada Belle Époque carioca, tendo sido eleita a mulher mais bonita da capital fluminense em 1900.
Músico de formação, Marcelo remonta a trajetória da cantora através de documentos oficiais e notícias de jornais, além de ter conversado com filhos de empregados e amigos de Bebê. O livro conta ainda com fotos, programas e anúncios de espetáculos e festivais e um texto de introdução escrito por Ruy Castro, que marca presença no lançamento, participando de um bate-papo a respeito do Rio de Janeiro nas décadas de 1910 e 1920.
– Onde estivemos por todos esses anos que não soubemos de Bebê Lima e Castro? Como considerar contada a história de uma época, não por acaso bela, sem reservar o protagonismo a essa carioca nascida em berço de luxo que, ao tentar levar para os palcos a elegância dos salões, viveu sonhos e decepções para várias vidas? – questiona Ruy.
MUITO ALÉM DOS SALÕES: BEBÊ LIMA E CASTRO, MUSA DO RIO EM 1900
Lançamento dia 28 de novembro, a partir das 19h
Livraria Janela – Rua Marquês de São Vicente, 52, 4º piso
Marcelo Fagerlande
Editora 7Letras
184 páginas
R$68
0 comentários