Texto: Ian Birkeland
Desde que me entendo por gente, sou apaixonado pelo Rio de Janeiro. Os pontos de interesse na cidade são diversos: os bares, as praias, o carnaval e tudo que engloba a cultura não só do município, mas de todo o estado. No entanto, há atores essenciais na construção dessa identidade que precisa ser estudado tanto quanto outros conceitos: as pessoas! “Crônicas exusíacas e estilhaços pelintras”, o novo livro de Luiz Antonio Simas, explora exatamente esse ponto. A obra é uma ode ao Rio de Janeiro, mas sob perspectivas pouco faladas.
Publicado pela Editora Civilização Brasileira, as várias tramas exploram uma versão underground da cultura fluminense através de 77 contos que focam no imaginário, nas crenças populares e em personagens da cidade que, por vezes, estão fora dos holofotes.
Luiz Antonio Simas é um mestre quando o assunto é cultura de rua do Rio. Em “Maracanã: quando a cidade era terreiro” (2021), por exemplo, o autor reconstruiu a história de um dos maiores templos do futebol, misturando questões políticas ao que é místico e famosos a desconhecidos. Neste novo livro, a toada é quase a mesma, já que vai de personagens como o maestro Tom Jobim – que, certa vez, tomou uísque com o imperador Nero incorporado em um médium – a figuras menos conhecidas pelo grande público. Como Seu Djalma de Lalu, pai de santo que recebia palpites de Exu para o jogo do bicho em sonho e acabou erguendo um terreiro com o dinheiro que ganhou. O fato é que a obra, entre uma crônica e outra, fala da cidade um dia maravilhosa, em boa parte contada por pessoas comuns.
O livro é para todos. Para os que já são apaixonados pelo Rio, sua cultura e suas pessoas, é mais uma comprovação desse amor. E para os que não têm tanto interesse serve de porta de entrada, já que aborda os temas já citados de forma leve, engraçada e com uma linguagem extremamente simples e de fácil entendimento, que ajuda o leitor a construir, na mente, o enredo da história.
CRÔNICAS EXUSÍACAS E ESTILHAÇOS PELINTRAS
Luiz Antonio Simas
Editora Civilização Brasileira
208 páginas
R$38,22
0 comentários