Para quem gosta de samba, mas prefere se dedicar à leitura durante o carnaval, uma boa dica é o livro “Fundo de Quintal: o som que mudou a história do samba”, escrito pelo jornalista Marcos Salles e lançado pela editora Malê.
O autor – que também é produtor, roteirista, diretor de shows e que vive no mundo do samba desde novo -, foi escolhido por unanimidade para escrever a história do grupo. Só ele poderia ser o responsável pela tarefa de contar as quase cinco décadas de carreira desta turma que começou, em 1975, se reunindo na quadra do bloco Cacique de Ramos, debaixo da frondosa e mais famosa tamarineira do subúrbio carioca.
Ao todo foram 161 entrevistas em 116 horas de gravações, ao longo de três anos e 11 meses de trabalho. Marcos Salles começou a preparar o livro em março de 2017 e terminou em dezembro de 2020, mas, com a morte, no mesmo ano, de Ubirany, integrante e fundador do Fundo de Quintal, teve de rever a parte que falava do criador do repique de mão. O livro conta desde o início do Fundo de Quintal na quadra do Cacique de Ramos e como o nome foi escolhido; fala dos instrumentos criados ou usados por seus integrantes, de forma inovadora; e da importância da madrinha Beth Carvalho, que mereceu um capítulo à parte. Estão lá também os ex-integrantes que fizeram história, como Neoci, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Sombrinha, Cléber Augusto e Mário Sérgio, além da bossa dos irmãos Bira e Ubirany dançando o miudinho. O grupo tem como grande mérito ter ajudado a derrubar o preconceito da mídia, que abriu as portas para o samba. Estão no livro também, claro, os sucessos, os prêmios, muitas curiosidades e até temas polêmicos, como as drogas.
“Fundo de Quintal – O som que mudou a história do samba” é obra fundamental para quem gosta de samba e quer saber mais sobre a importância dele para a cultura carioca.
FUNDO DE QUINTAL: O SOM QUE MUDOU A HISTÓRIA DO SAMBA
Autor: Marcos Salles
Editora Malê
Páginas: 448
Valor: R$84.90
0 comentários