8 de setembro de 2022
OBRA DE MARCELO MOUTINHO É REEDITADA

Onze anos depois de ter publicado o livro “A palavra ausente”, o escritor Marcelo Moutinho relança a obra. Diferentemente da primeira edição, que saiu pela Rocco, essa agora se apresenta com nova capa, orelha assinada pelo escritor João Carrascoza e lançamento pela editora Malê. A tarde de autógrafos acontece neste sábado, dia 10/9, na Janela Livraria, às 16h. O evento contará com um bate-papo entre o autor, a roteirista Bianca Ramoneda e o artista visual Raul Leal, que assina as ilustrações da nova edição.

– A ideia de reeditar se deu por dois motivos básicos. O primeiro é que a obra já não era encontrada nas livrarias. Havia, também, a questão da efeméride dos dez anos do livro. Quando comecei a conversar com a Malê sobre a reedição, uma coisa estava bem definida na minha cabeça: ela precisava ser, inclusive graficamente, distinta da anterior. Daí a proposta desse diálogo com as artes visuais – afirma o escritor.

Em “A palavra ausente”, o autor apresenta dez contos em que os personagens circulam por cenários triviais onde a perda ou a ausência está sempre à espreita. Aliás, o título do livro já sugere a questão que vai pairar, como uma sombra, sobre as dez histórias. Algumas vezes, essa ausência se impõe na forma de uma falta intransponível, como em “Água”, no qual um filho dá banho no pai doente, antecipando o vazio do fim; ou em “Folia”, em que um mestre-sala vê o seu cotidiano redimensionado pela partida da companheira. Em outros momentos, o sentimento de perda é impulsionado pelo desejo não-realizado da própria literatura: caso de “Dona Sophia”, no qual a camareira de um hotel em Manaus é assaltada pelo fascínio da leitura, após o encontro com uma autora célebre.

Sobre o autor

Escritor e jornalista, Marcelo Moutinho nasceu em Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro, em 1972. É autor dos livros “A lua na caixa d’água”(Malê, 2021), “Rua de dentro”(Record, 2020), “Ferrugem”(vencedor do Prêmio da Biblioteca Nacional, Record, 2017), “Na dobra do dia” (indicado ao Prêmio Oceanos, Rocco, 2015), “A palavra ausente(indicado ao Prêmio Portugal Telecom, Rocco, 2011), “Somos todos iguais nesta noite” (Rocco, 2006), “Memória dos barcos”(7Letras, 2001), além do infantil “A menina que perdeu as cores(Pallas, 2013).

A Palavra Ausente
Marcelo Moutinho
Editora Malê
112 páginas
R$ 48,00

Tarde de autógrafos
Sábado, dia 10/9, às 16h
Janela Livraria – Rua Maria Angélica 171B.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

DENISE CRISPUN LANÇA SEU PRIMEIRO ROMANCE DIA 23/11

DENISE CRISPUN LANÇA SEU PRIMEIRO ROMANCE DIA 23/11

Denise Crispun lança seu primeiro romance “Constelações Hipócritas”, que recebeu, em 2023, o Prêmio Carolina Maria de Jesus, e foi apresentado, em primeira mão, na Flip deste ano, em Paraty