Abusos naturalizados no cotidiano feminino não faltam e estão reunidos na coletânea “Sutilezas do Patriarcado” (Editora Rebuliço), que será lançada no próximo dia 17 , a partir das 19h, na Janela Livraria do Shopping da Gávea. Organizada por Mirna Brasil Portella, a obra traz 26 histórias que abordam diversas formas de violência e opressão, escritas por autoras de diferentes regiões do Brasil.
Em Sutilezas do Patriarcado, Mirna aposta na potência e diversidade femininas. A capa, assinada pela artista e ativista Panmela Castro, traz a obra “Irmãs Siamesas”, símbolo de sororidade. Amelinha Teles, escritora, feminista histórica, diretora da União de Mulheres de São Paulo e uma das 52 brasileiras indicadas ao Nobel da Paz pela iniciativa global ‘1.000 Mulheres’, assina o texto de orelha do livro. O prefácio é de Cristiane Brandão, pós-doutora pelo Centro de Investigaciones y Estudios de Género da Universidade Nacional Autônoma do México (CIEG/UNAM).
Nas 224 páginas do livro estão expostas, em forma de contos, as minúcias que perpetuam o patriarcado no cotidiano, desde a educação até o comportamento social, é o foco central da coletânea. Entre os temas tratados estão violência psicológica, moral, obstétrica e patrimonial, retratando a experiência das mulheres em diversos contextos e etnias. O livro conta com textos de moradoras da região, como Diléa Frate (“Os lacaios e a rainha louca”), Claudia Mauro (“Mesa posta, roupa lavada e vinho branco gelado”) e Fernanda Nobre (“Me arrancou de mim”), além de Dani Balbi, Inês Garçoni, Nara Vidal, Leila Meirelles, Claudia Nina, Dani Érica Bombardi e Eva Potiguara, e outras.
Além do lançamento no Rio, estão previstos eventos em São Paulo, Portugal e Espanha. Uma parte das vendas será revertida para o projeto Promotoras Legais Populares do Rio de Janeiro, que apoia mulheres vítimas de violência de gênero.
Sobre a autora
Mirna Brasil Portella acumula 12 títulos para o público infantojuvenil e participa de algumas antologias, entre elas Vou te contar: 20 histórias ao som de Tom Jobim (Rocco); e Manual literário para amar os homens (Átame). A autora já teve obras no Catálogo FNLIJ/Bologna Children’s Book Fair. Seu livro Do Mar, narrativa feminista para jovens leitores, foi contemplado com o selo Altamente Recomendável FNLIJ. Em 2018, ganhou o segundo lugar no Prêmio Biblioteca Nacional, na categoria Infantojuvenil, com o livro Porco de casa cachorro é (Escrita Fina).
Sutilezas do Patriarcado – Coletânea, organizada por Mirna Brasil Portella
Editora Rebuliço
224 páginas – R$ 69,90
Lançamento – 17/09/2024 – terça-feira – a partir das 19h
Local: Janela Livraria, Shopping da Gávea, Rio de Janeiro
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º piso – Gávea
0 comentários