15 de maio de 2025
PALACETE DA EAV FECHADO PARA REFORMA DIA 29/5

As obras de restauração do palacete do Parque Lage, no Jardim Botânico, começaram nesta terça-feira (13) e marcaram a primeira grande intervenção em quase um século no prédio tombado. A reforma vai adaptar a construção histórica para abrigar exclusivamente a Escola de Artes Visuais (EAV), considerada uma das mais importantes do país. Com isso, o café instalado no pátio será desativado, e o acesso ao prédio, suspenso a partir de 29 de maio.

A reforma, estimada em R$21,4 milhões, será conduzida pela Secretaria estadual de Infraestrutura e Obras Públicas e deve durar até julho de 2026. O projeto inclui melhorias em acessibilidade, iluminação, instalações elétricas e hidráulicas, climatização e combate a incêndios. Durante o período, a EAV funcionará provisoriamente na região das Cavalariças, dentro do próprio Parque Lage, com interrupção das aulas por apenas uma semana. A área verde do parque seguirá aberta ao público.

A decisão de fechar o café e restringir a circulação no casarão atende a reclamações da comunidade acadêmica, que apontava interferências nas atividades pedagógicas causadas pelo intenso fluxo de turistas — muitos deles interessados apenas em frequentar o brunch do local ou tirar fotos à beira da piscina. Após a conclusão das obras, a visitação ao prédio será discutida entre o governo estadual, a classe artística e os moradores da região.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

ENCONTRO DE OUTONO NO BRANDO BARBOSA  

ENCONTRO DE OUTONO NO BRANDO BARBOSA  

Time de artistas plásticos ocupa Instituto Brando Barbosa de 19 a 23 de maio para exposição “Encontro de Outono”, que celebra a terceira edição da versão Pop Up da Casa70Rio