A arte é um elemento fundamental na formação cultural de um povo. Por meio dela, é possível se comunicar, expressar as mais diversas emoções e representar aspectos essenciais de um determinado grupo. Para os indígenas, não é diferente. Nessa toada, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) inaugura, no sábado (22/7), a exposição “ELAS Indígenas”, nas Cavalariças, reunindo 50 obras de oito artistas mulheres que pertencem aos povos originários de vários cantos do Brasil. A visitação acontece todos os dias, exceto às quartas-feiras, das 10h às 17h, e fica em cartaz até o dia 10 de setembro. A entrada é franca.
Com curadoria de Alberto Saraiva, a mostra conta com a presença de oito artistas de diferentes partes do Brasil. São elas: Ana Kariri (Paraíba), Benilda Kadiwéu e Coletivo Kadiwéu (Mato Grosso do Sul), Juliana Guarany (Paraná), Tapixi Guajajara (Maranhão), Vãngri Kaingáng (Rio Grande do Sul), Varin Marubo, Mara Kambeba e We’e’ena Tikuna (Amazonas). Junto à exposição, será lançado o projeto Ações Indígenas Permanentes, que busca consolidar a atuação da EAV no sentido de democratizar o acesso à arte através de novos cursos na grade curricular da escola.
Para o curador da mostra, é muito importante que as diversas raízes artísticas do Brasil sejam exaltadas e tenham seu valor reconhecido:
– Trata-se de uma incursão necessária para atualizar o Brasil de sua produção artístico-cultural, assim como demonstrar que os povos indígenas contribuíram efetivamente para construção de uma ideia de identidade nacional. A luta dos povos originários pelo reconhecimento dos seus é uma das maiores da história do Brasil e todas as instituições devem estar unidas pela defesa da vida e da riqueza cultural desses povos, contribuindo para a consolidação de seus direitos – afirmou Alberto.
ELAS INDÍGENAS
EAV Parque Lage | Cavalariças – Rua Jardim Botânico, 414
Todos os dias, exceto às quartas-feiras, das 10h às 17h
De 22 de julho a 10 de setembro
Contato: (21) 2216-8505
Entrada franca
0 comentários